Eventos ULBRA, XVIII ENCONTRO DA ENFERMAGEM

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GESTÃO DE QUALIDADE
Cassiano Maffasioli

Última alteração: 09-10-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: O mapeamento do processo da assistência em tratamento intensivo, com qualidade de alta eficiência operacional e segurança ao paciente, desde o momento da admissão, durante o período de permanência  até o momento da alta.  A assistência intensiva é integrada aos meios de conhecimento humano e técnico cientifico aos recursos tecnológicos e a processos padronizados e estruturados para garantir segurança ao paciente.  . OBJETIVO:  resolver ou pelo menos, controlar o grande problema da gestão na área da saúde: reduzir ou conter custos ao mesmo tempo em que a melhoria contínua da qualidade é promovida. METODO: O estudo foi desenvolvido com a metodologia de Grupos de Promoção da Saúde definido pela Politica Nacional da Saúde, em que garantir a qualidade na assistência voltada para atender as necessidades do paciente utilizando o método Plan(Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Action (Agir) PDCA. RESULTADOS: As estratégias para o desenvolvimento do processo de gestão requerem competência profissional e recursos para a sua execução, seguindo as etapas do método lógico de resolução de problema em um processo de trabalho continuo e sistemático, implementando ações e avaliação de RESULTADOS. Os serviços devem ser interligados por protocolos de atendimentos sequenciais, que garantam aos indivíduos em estado critico atendimento de boa qualidade, considerando tempo, os recursos e a capacitação profissional.A qualidade da gestão traz ganhos substanciais para todo o setor, embora a maior garantia de RESULTADOS converge-se para o ambiente interno e externo, refletindo a positivamente sobre as pessoas e colaboradores, tornando o processo de trabalho sólida apto ao crescimento. As modificações no estilo de gerenciamento e comportamento das pessoas envolvidas no programa, que enfatiza o ser humano e a satisfação de suas necessidades, como o elemento mais importante em todas as fases do processo. CONCLUSÃO: Qualidade, portanto, envolve não só o atendimento em si, com protocolos, equipe multidisciplinar comprometida, inovação, tecnologia, segurança, efetividade, eficiência, mas também uma gestão estratégica clara, que definam objetivos, possibilitem o cumprimento de uma proposição de valores, um conjunto de  benefícios para pacientes, que devem ser o foco central da missão da unidade de negócios, escolhas corretas baseadas em análises de mercado interno e externo, mostre como se encaixam os  elementos das atividades da unidade, gere uma continuidade de direção, com sustentação do valor em longo prazo.


Palavras-chave


Gestão, Qualidade, Enfermagem