Eventos ULBRA, XVIII ENCONTRO DA ENFERMAGEM

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HIPERTERMIA MALIGNA: CONHECIMENTO DA ENFERMAGEM NO PERIOPERATÓRIO
Ana Carolina Rodrigues SILVA, André Escobar WEBER, Andressa de Souza BUENO, Charles Soares BRAZ

Última alteração: 10-10-2017

Resumo


INTRODUÇÃO - A hipertermia maligna (HM) é uma síndrome de origem fármaco-genética, rara, um transtorno musculoesquelético potencialmente fatal que se manifesta quando o paciente geneticamente predisposto é exposto a um ou mais fatores desencadeantes durante uma anestesia geral.  Os agentes anestésicos inalatórios do grupo dos halogenados e os relaxantes musculares, como a succinilcolina, desencadeiam o aumento da concentração intracelular de cálcio livre no citoplasma das células musculares esqueléticas, traduzindo-se clinicamente por hipermetabolismo e rabdmiólise, que, sem tratamento, progride para a morte, justificando-se assim o adjetivo de maligna.  Os estudos sobre o tema mostram que as crises típicas apresentam taquicardia, taquipneia, hipercarbia, rigidez muscular, hipertermia, acidose metabólica e rabdmiólise; entretanto, há grande variabilidade clínica, apresentando desde formas fulminantes, frustras e atípicas até o espas­mo de masseter isolado. Esse trabalho é relevante no conhecimento dos profissionais de enfermagem para a criação de protocolos de atendimento sistematizado e para que as equipes estejam capacitadas. OBJETIVO - O objetivo deste estudo é descrever o conhecimento dos profissionais de enfermagem de centro cirúrgico sobre a hipertermia maligna, por meio de uma revisão bibliográfica. MÉTODO - Pesquisa descritiva, qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica. Foram levantados por meio de pesquisa de dados online, cinco artigos publicados entre os anos de 2012- 2015, sobre hipertermia maligna. RESULTADOS E DISCUSSÃO – Na  análise de dados dos estudos fica  evidenciado que ainda não existe um pleno entendimento da etiologia da doença, mas já estão sendo estudados novas estratégias terapêuticas para o tratamento de HM. A criação de um protocolo elaborado auxilia no treinamento e capacitação dos profissionais de enfermagem para o atendimento de um episódio de HM.  Há  desconhecimento das equipe sobre HM e uma intervenção educativa seria extremamente necessária  para os profissionais. A  estratégia de uma intervenção educativa favorece o desenvolvimento desta patologia para todos os envolvidos e qualifica os profissionais para prestar assistência com a segurança necessária.  CONCLUSÃO - O estudo demonstrou que o conhecimento dos enfermeiros sobre Hipertermia Maligna está relacionado com o uso de protocolos, capacitação e intervenções educativas para que a assistência no perioperatório tenha uma cultura de segurança.

 


Palavras-chave


Hipertermia Maligna, Enfermagem, Assistência