Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

Tamanho da fonte: 
OS ESPORTES COLETIVOS COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA
Ivan Antonio Basegio, Paola Ferreira dos Santos, Aline Roberta Vargas, Kevin Reis Alves, Rebecca Moreira Franco, Debora Lopes Leal Gonzaga, Guilherme Dolzan Oliveira, Tito Souza Benittes, Franco Bernardi Teixeira, Thais Maliszewski Lopez Thambourindeguy, Mariany Souza Barbosa

Última alteração: 15-09-2016

Resumo


BASEGIO, Ivan Antonio1;  SANTOS, Paola Ferreira dos2; VARGAS, Aline Roberta3; ALVES, Kevin Reis4; FRANCO, Rebecca  Moreira5; GONZAGA, Débora Lopes Leal6;SCHERER, Fabiane7; OLIVEIRA, Guilherme Dolzan8; BENITTES, Tito de Souza9; TEIXEIRA, Franco Bernardi10; LOPEZ THAMBOURINDEGUY, Thais Maliszewski11;  BARBOSA, Mariany Souza12.

 

Palavras Chave:Esportes Coletivos. Inclusão. Educação Física.

 

O presente relato refere-se a utilização dos esportes coletivos como ferramenta de inclusão no projeto de extensão comunitária Recreação e o Esporte Escolar. Tem como objetivo elevar e valorizar a pratica da cultura corporal através das vivências esportivas, além de contribuir como ferramenta para o desenvolvimento integral do sujeito. O público alvo é oriundo das escolas públicas e Associações Comunitárias do Município de Canoas e arredores. Os encontros acontecem uma vez por semana nas dependências do Curso de Educação Física da ULBRA/Canoas, com duração de 2 horas/aula. São atendidos semanalmente em média cerca de 50 alunos. Busca-se o envolvimento com comunidades organizadas e escolas públicas, procurando mobilizar crianças e adolescentes para a prática da atividade física e de inclusão. Atua na organização e no desenvolvimento de atividades recreativas, esportivas e danças. Incentivando a cultura do movimento a partir da prática desportiva, promovendo as competências técnicas, éticas e a saúde. O trabalho é realizado dentro de uma abordagem recreativa, inclusiva e de cooperação, onde a aprendizagem se dá a partir da valorização do outro enquanto sujeito participante do processo. Desenvolvendo a pratica esportiva e seus processos de inclusão como instrumento de transformação social, buscando a auto-estima, a valorização do ser humano, a autonomia e a criticidade. Desta forma, entendemos que esta prática, além de contemplar um lazer, contribui no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e inclusivo dos educandos. Também é uma excelente oportunidade, para que os acadêmicos participantes do projeto, possam difundir os conhecimentos produzidos dentro da Universidade e assim socializarem com a comunidade em geral.

 

____________________________________________

1ProfºMs.dos Cursos de Educação Física e Pedagogia e Coordenador do Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão / ULBRA-CANOAS.(ibasegio@yahoo.com.br) 23,4,,5,6 Acadêmico (a) do Curso de Ed.Física e Voluntário do Projeto Recreação e o Esporte Escolar; 7,8,9,10,11,12 Acadêmico(a) do Curso de Ed. Física-ULBRA /CANOAS - Bolsistas do Projeto Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão.(fabyscherer@gmail.com)

 

 

Referências:

FREIRE. João Batista. Educação de corpo Inteiro:teoria e prática da Educação Física. 5ª Ed - são Paulo: Scipione. 2009.

 

 

 


Texto completo: PDF