Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

Tamanho da fonte: 
PROJETO HOSPITAL DO URSINHO: PERDENDO O MEDO DE MÉDICO.
Camila Fialho, Kátia Pires, Kathrine Meier, Tassiane Schneider

Última alteração: 17-06-2016

Resumo


Introdução: A importância do brinquedo é essencial na formação do caráter e da personalidade da criança. Foi assim surgiu o Hospital do Ursinho a fim de introduzir às crianças o curso dos acontecimentos em um hospital.

Objetivo: Oportunizar às crianças uma simulação da rotina médica e criar o conhecimento do hospital como um local de cuidado e confiança. Aos estudantes de, o contato com a clínica pediátrica.

Metodologia: A faixa etária das crianças participantes foi de 4 a 7 anos. Um cenário que busca mimetizar o ambiente hospitalar foi criado e, nesse, os pequenos assumem o papel de responsáveis pelo ente doente, no caso seus ursinhos.

Resultados: As crianças desmitificam seus medos por entrarem em contato com a realidade de forma lúdica e educativa. Questões comportamentais e de desenvolvimento das crianças com relação à proposta do projeto também foram relatadas como positivas pelos alunos e pela equipe da escola.

Considerações Finais: A orientação desde cedo sobre a importância de procurar o médico fica para toda a população. O Hospital do Ursinho também viabiliza a formação de um médico crítico, reflexivo e humanista.

Palavras-Chave: Brinquedo; Crianças; Medos infantis; Hospitalização.


Texto completo: PDF