Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

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Projeto Graduação Comunitária: Espaços acadêmicos como centros de cultura
Diego Marques Henriques Jung, Aline Elisabeth Jeronimo, Fernanda Garcias

Última alteração: 17-06-2016

Resumo


As comunidades sem acesso a cultura tornam-se cada vez mais excluídas da sociedade. Tendo isso em vista o projeto, Graduação Comunitária: espaço acadêmico como centro de cultura, planeja integrar universidade e comunidade tendo em foco os alunos do ensino fundamental, médio, EJA e cursos técnicos das escolas no entorno da ULBRA Gravataí. No projeto teremos a atuação de alunos dos cursos de Ciências biológicas, pedagogia, enfermagem, psicologia e educação física. Esses alunos, através do uso dos laboratórios de anatomia humana, luparia, microscopia, museu de ciências naturais, ginásio de esportes, clinica escola, brinquedoteca e outros recursos, como o próprio campus, irão contribuir para a educação integral dos estudantes de ensino fundamental e médio. Até o momento já realizamos as reuniões iniciais do projeto onde foram definidos os temas para as atividades de formação, como segue: Enfrentamento do uso do tabaco e seus derivados; Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção; Prevenção as DST/HIV/AIDS; Gravidez na Adolescência; Primeiros Socorros; Roteiro de práticas em Ciências e Biologia: Meio Ambiente, Saúde e Biodiversidade; Aprender brincando: Brinquedoteca ULBRA Gravataí; Preparação para entrevistas de emprego: dicas para sair-se bem em seleções; Oficina de elaboração de currículo: aprenda a elaborar seu currículo; Oficina do movimento: Promoção da saúde por meio da atividade física; Estou em forma? Avaliação física para identificar composição corporal e saúde neuro-muscular. Três turmas de ensino fundamental, provenientes de escolas estaduais do entorno da ULBRA já participaram das atividades do projeto, totalizando cerca de 75 atendimentos. A aplicação do projeto tente a estimular o interesse dos alunos da ULBRA Gravataí por sua atuação profissional, bem como a perspectiva de sua importância na construção de uma sociedade mais igualitária e culturalmente desenvolvida.


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