Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

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BRINQUEDOTECA
Alice Oliveira Medeiros, Débora Corrêa Durão Branco, Fernanda Carmozina Melo Silveira, Gabriel Gonçales Silva, Jennie Fernanda Gouvêa Pereira, Keylla Tolotti Alves, Lili Abreu Silva, Líbia Maria Serpa Aquino, Heloisa Machado Machado

Última alteração: 14-06-2017

Resumo


O projeto de extensão “Brinquedoteca” existe na Ulbra Guaíba desde o ano 2000, seu nascedouro deveu-se à necessidade do Curso de Pedagogia que propôs tal projeto para auxiliar os acadêmicos do Curso, pois os mesmos percebiam dificuldades em atuar junto a crianças que apresentavam dificuldades na leitura e na escrita. Após pesquisa sobre o tema e visita a instituições que se utilizavam da brinquedoteca, resolveu-se iniciar o projeto com a utilização de uma mala na qual se colocava livros de histórias e alguns brinquedos e com os alunos voluntários do curso, visitavam-se escolas da rede pública municipal de Guaíba. Justifica-se este projeto com a pretensão de auxiliar no desenvolvimento das linguagens escrita e falada, de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades físicas e emocionais as quais impedem tal atividade, com destreza e desenvolvimento minimamente aguardados pela família, a escola e outros espaços institucionais, nos quais as crianças e adolescentes transitam. Objetiva-se oferecer atividades lúdicas que envolvam a percepção do mundo através do brinquedo e do brincar, a fim de proporcionar o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças e jovens. A metodologia utilizada se alicerça na roda de conversa e nos jogos e brincadeiras interativas. Os resultados obtidos se revelam na família e no espaço escolar que a criança ou adolescente frequenta, bem como nas atividades propostas na própria brinquedoteca. Conclui-se que a brinquedoteca é uma ferramenta que auxilia no desenvolvimento global da criança e contribui para a melhoria do desempenho dos adolescentes.

Palavras-chave: brinquedoteca, brinquedo, jogos.


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