Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

Tamanho da fonte: 
PONTO DE LEITURA FOME DE LER
Andressa Avila Knapp

Última alteração: 14-06-2017

Resumo


PONTO DE LEITURA FOME DE LER

 

Andressa Ávila Knapp[1]

Angela da Rocha Rolla[2]

 

 

RESUMO

O Ponto de Leitura Fome de Ler, espaço cultural de promoção da leitura e circulação de obras infantojuvenis, coordenado pela professora Angela da Rocha Rolla, está sediado na Estação do Livro da Universidade Luterana do Brasil. Os Pontos de Leitura fazem parte do Programa Mais Cultura, instituído pelo Ministério da Cultura no âmbito da política do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), de acordo com as propostas de fortalecimento, estímulo e fomento da leitura no Brasil. Em 2016, a bolsista de extensão orientada pela professora Angela Rolla foi Andressa Ávila Knapp, acadêmica de Pedagogia da Ulbra. A sede do Ponto de Leitura foi o espaço principal de atuação da aluna. A atividade dos bolsistas  de extensão visa acompanhar as etapas do Programa, participando da preparação e desenvolvimento dos encontros de assessoria, de alguns encontros com escritores e do atendimento ao Ponto de Leitura na Estação do Livro. As ações extensionistas realizadas no Ponto de Leitura e no Programa Fome de Ler aproximam o acadêmico da ação comunitária e permitem ao bolsista, em pouco tempo, uma imersão nesse universo com a possibilidade de levar essas experiências para sua futura vida profissional.

Palavras- chave: extensão; formação profissional; literatura

 

INTRODUÇÃO

O Ponto de Leitura Fome de Ler constitui-se em um espaço cultural de promoção da leitura, de circulação de obras literárias e de autores infantojuvenis, envolvendo diretamente a comunidade do município de Canoas. Está sediado na Estação do Livro no campus Ulbra Canoas sob a responsabilidade da professora Angela da Rocha Rolla, contemplada no Concurso Mais Cultura de Canoas, com verba prevista para sua implantação. Os Pontos de Leitura fazem parte do Programa Mais Cultura, instituído pelo Ministério da Cultura no âmbito da política do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), de acordo com as propostas de fortalecimento, estímulo e fomento da leitura no Brasil.

Em 2016, a bolsista de extensão que foi orientada pela professora Angela Rolla foi Andressa Ávila Knapp, acadêmica do V semestre de Pedagogia da Ulbra. A sede do Ponto de Leitura foi o espaço principal de atuação da aluna.

METODOLOGIA

A metodologia de trabalho do Ponto de Leitura está ligada diretamente ao Programa de Leitura Fome de Ler. A atividade dos bolsistas  de extensão visa acompanhar as etapas do Programa, participando da preparação e desenvolvimento dos encontros de assessoria, de alguns encontros com escritores e do atendimento ao Ponto de Leitura na Estação do Livro.

As principais atividades realizadas em 2016 pela bolsista constam de atendimento aos usuários do Ponto de Leitura; manutenção e catalogação do acervo; pesquisa sobre autores e obras do Programa; preparação de material para o site; participação da organização dos Encontros Fome de Ler através de preparação de leituras, pesquisa sobre obras e autores. A acadêmica acompanhou a coordenadora no apoio técnico ao III Festival Book Trailer através da recepção de vídeos, elaboração de planilha com o material recebido, participação do processo de votação  e evento de premiação. Também no apoio às atividades culturais do Ponto de Leitura, como oficina, encontro com autor e debate de obras.

A participação do Dia da Responsabilidade Social e do VIII Salão de Extensão, atividades previstas para os bolsistas e importantes para a sua formação, resultaram em experiências positivas.

 

 

RESULTADOS

As ações extensionistas realizadas no Ponto de Leitura e no Programa Fome de Ler aproximam o acadêmico da ação comunitária através de um projeto que envolve os três níveis de ensino, de forma organizada e abrangente. Permite ao bolsista, em pouco tempo, uma imersão nesse universo com a possibilidade de levar essas experiências para sua futura vida profissional.

A principal experiência da acadêmica de extensão deu-se nos encontros do III Festival Book Trailer e nas atividades que os precederam. A experiência das equipes produtoras de book trailers foi uma aprendizagem nova que a acadêmica levará em sua formação profissional.

Uma amostra do Festival, o book trailer “As cinco pontas de uma estrela” , da EMEF Rondônia, primeiro lugar no Festival, permite observar a qualidade dos vídeos apresentados pelas equipes dos alunos da rede municipal de Canoas, assim como sua interpretação da obra lida e a familiaridade com a tecnologia. Os vídeos serviram também para inspirar novos leitores, em especial nas escolas/sede, que apresentaram todos os book trailers inscritos.

 

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O III Festival Book Trailer foi desenvolvido em 2016 através de encontros de assessoramento, experiências compartilhadas entre as escolas e elaboração de vídeos pelas equipes inscritas, finalizando com apresentação e avaliação tendo como jurados os próprios alunos das escolas do Programa. Nesse ano, foram 25 vídeos inscritos e 1200 alunos envolvidos como jurados. A proposta de inserção do book trailer como ferramenta pedagógica mostrou-se desafiadora e com potencial para um novo caminho na formação de leitores/autores de mídia impressa e/ou digital.

A participação da bolsista de extensão e a sede do Ponto de Leitura neste contexto permitem concluir que a oportunidade concedida aos acadêmicos na Extensão da Ulbra é de extraordinária importância para sua formação profissional.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos à Extensão da Ulbra por proporcionar bolsas para os acadêmicos vivenciarem o Programa de Leitura Fome de Ler.

Referências

 

CHARTIER, Roger. Do livro à leitura. In:_______. Práticas da Leitura. 5 ed São Paulo: Estação Liberdade, 2011. p. 77- 105.

 


[1] Aluno do curso de graduação de Pedagogia da Ulbra. andressaavilaknapp@hotmail.com

 

[2] Orientadora e coordenadora do Programa de Leitura Fome de Ler e professora do curso de graduação em Letras e da Pós-Graduação Língua, Literatura e Novas Mídias, da Ulbra. angela.rocha.rolla@gmail.com