Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

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Saúde bucal dos escolares: uma visão acadêmica
Vitor Bitencourt Fróes, Tiago Schaffer Ramos, Flávio Renato Reis de Moura

Última alteração: 19-06-2017

Resumo


Em comunidades de baixo nível socioeconômico verificam-se limitações nas condições de vida como pouco acesso a bens públicos, sendo um deles a atenção à saúde. Logo, espera-se que existam diferenças gritantes de nível de saúde bucal entre estudantes de escolas públicas e privadas. O projeto Mantendo Sorrisos do curso de Odontologia proporciona vivência com escolares tanto de camadas sociais mais elevadas pertencentes às organizações de ensino do setor privado, quanto de camadas sociais menos elevadas, ou seja, organizações do setor público, oportunizando a avaliação clínica da condição de saúde bucal e comparação em relação à quantidade de dentes cariados entre alunos destas escolas, localizadas no município de Canoas. Este trabalho possui como objetivo relatar a experiência vivenciada acerca da expectativa da condição de saúde bucal apresentada por escolares. As edições do projeto Mantendo Sorrisos consistem na atividade de educação em saúde bucal realizada com crianças entre 5 e 8 anos através de atividades lúdicas, escovação dentária orientada, aplicação tópica de flúor e exame da cavidade bucal. Este trabalho é do tipo relato de experiência e um acadêmico do terceiro semestre do curso de odontologia da ULBRA-Campus Canoas foi convidado para relatar sua experiência com relação às expectativas de presença de cárie em diferentes populações de escolares. A experiência foi adquirida quando o acadêmico participava do projeto Mantendo Sorrisos durante o ano de 2016. As vivências acadêmicas do trabalho em campo tornaram possível a averiguação por parte do acadêmico de que a cárie, mesmo sendo uma doença que possui extrema relação com fator socioeconômico, ainda percebe-se uma prevalência maior do que o esperado em escolares do setor privado, e uma quantidade além da estimada em escolares do setor público. Portanto, houve enriquecimento do aprendizado acadêmico a respeito da realidade de saúde bucal de escolares em diferentes estratos sociais permitindo uma reflexão crítica das políticas de saúde e do ensino odontológico.