Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

Tamanho da fonte: 
Pilates na Ulbrati
Paola Ferreira dos Santos

Última alteração: 19-06-2017

Resumo


Pilates na ULBRATI

ALLI-FELDMANN, Lidiane Requia1; FERREIRA, Paola2; PADILHA, Marcelo3; FRANCO, Rebeca4.

Introdução: O método Pilates consiste em uma atividade física, composta por uma série de exercícios, cuja principal característica é um trabalho de condicionamento físico baseado na respiração e consciência corporal, através de princípios que pregam o menor gasto de energia e a globalidade dos movimentos. Com os exercícios do método, é possível conquistar benefícios em relação ao fortalecimento muscular, a flexibilidade, a resistência e a estabilização postural, fatores normalmente comprometidos em idosos. Além disso, a prática de Pilates pode oferecer efeitos positivos no equilíbrio estático de idosos, funcionando como uma ferramenta importante para a redução do risco de quedas, comuns no processo de envelhecimento. O Projeto ULBRATI, proporciona a comunidade de Canoas e região ações que incentivem o aprimoramento da pessoa, via atividades físicas como o Pilates, que favorecem a manutenção das capacidades funcionais tão importantes para as atividades diárias e independência do idoso. Objetivo: Promover saúde através de exercícios de flexibilidade, fortalecimento muscular, equilíbrio, flexibilidade e posturais. Metodologia: As atividades ocorrem nas terças e quintas-feiras à tarde, nas dependências do prédio 55 da Ulbra-Canoas. As turmas são divididas através de um sorteio que ocorre no início de cada semestre e cada turma é formada por até nó máximo 9 participantes. Realiza-se no início e fim do semestre uma avaliação com cada aluno, onde verificamos as principais patologias e queixas de dores para que então ocorra a elaboração das aulas, utilizando exercícios que trabalhem a melhora das patologias mais recorrentes. Além disso, avaliamos a flexibilidade e demais capacidades físicas dos alunos para acompanhar sua evolução. Resultados: Nossos principais resultados são qualitativos, nos quais destacam-se os depoimentos dos idosos, relatando sua melhora física, principalmente nas atividades de vida diária e diminuição nas dores corporais, e mental, através da convivência com o grupo e carinho recebido pelos professores e estagiários do projeto. Além disso, evidencia-se nas avaliações físicas a melhora de alguns participantes nas capacidades físicas: flexibilidade, equilíbrio e força.

Referências:

Pires DC, SÁ CKC. Pilates: notas sobre aspectos históricos, princípios, técnicas e aplicações. Revista Digital 2005;10(90):67-78.

Silva A, Almeida GJM, Cassolhas RC, Cohen M, Paccin MS, Tifik S et al. Equilíbrio, coordenação e agilidade de idosos submetidos à prática de exercícios físicos resistidos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte 2008;14(2):78-98.

Rodrigues, BG, et al. Avaliação do equilíbrio estático de idosas pós treinamento

com método pilates. Revista Brasileira de Ciência e Movimento 2009;17(4):27-33.

_______________

1. Mestre docente ULBRA/CANOAS, Coordenadora projeto ULBRATI, lidianefeldmann@gmail.com;

2 ,4. Acadêmica ULBRA/CANOAS e estagiária do projeto ULBRATI;

3. Bacharel em Ed. Física voluntário no projeto ULBRATI.