Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

Tamanho da fonte: 
Mobiliários para áreas de convivência: Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente/RS
Alisson Oliveira de Souza, Anna Luiza Freitas Dotto, Antônio Carlos de Vargas Lemes, Bruna Fagundes Pillar, Geovana Medianeira Marchezan da Costa, Andressa Marina Mativi Rocha

Última alteração: 14-06-2017

Resumo


Neste trabalho foram desenvolvidos mobiliários para áreas de convivência do IFFAR São Vicente do Sul. O estudo questionou o que deveria ser considerado para a criação de mobiliários sustentáveis e resilientes para as áreas de convivência do campus considerando a participação dos estudantes e servidores durante o processo projetual. Teve como objetivos: (i) investigar o uso e a apropriação das áreas comuns do campus, (ii) projetar mobiliários fundamentados no conceito do design sustentável - desenho universal, flexibilidade de uso, baixo custo, uso de materiais ecologicamente corretos e encontrados da região e (iii) promover o engajamento entre estudantes e servidores para a criação e disposição dos mobiliários conforme as suas necessidades. A metodologia foi em etapas: (i) briefing - limites de compatibilização, avaliação comercial, industrial e de custos, (ii) brainstorming - quantificação e qualificação das soluções com definição cromática e de acabamentos e (iii) execução/implantação - projeto técnico e implantação. Os resultados obtidos foram a criação de (i) mobiliários fixos nas áreas externas com mesas e bancos, (ii) mobiliários móveis para as áreas internas com apoio para os pés e (iii) uso de materialidades renováveis e de baixo custo para os revestimentos, por exemplo, ripas de pallets. A investigação do uso e a apropriação das áreas e a participação dos estudantes e servidores foram importantes para a criação de mobiliários que atendessem as expectativas dos mesmos, assim como, a fundamentação do projeto a partir do design sustentável contribuiu para a criação de mobiliários de baixo custo, fácil manutenção e execução.

Texto completo: PDF