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SISTEMA DE SUSPENSÃO DE PROTÓTIPO AUTOMOTIVO
Moisés Pereira, Luiz Carlos Gertz

Última alteração: 15-09-2015

Resumo


Este trabalho tem como objetivo principal projetar o sistema de suspensão utilizado em um protótipo automotivo, adequado ao uso em vias urbanas e rodovias, com comportamento dinâmico de um veículo esportivo caracterizado por boa relação peso/potência. O chassi projetado será uma releitura do LOTUS Seven, idealizado por Anthony Bruce Colin Chapman. O projeto manterá a mecânica característica, motor dianteiro e tração traseira.A suspensão é um dos principais elementos que caracteriza o comportamento dinâmico do veículo sendo responsável por amenizar reações causadas pela desfavorável distribuição de massas além de proporcionar aos passageiros um adequado nível de conforto e segurança. Como o motor é posicionado na dianteira a linha de rolagem da carroceria será mais elevada na parte traseira, gerando comportamento em curvas tendendo ao neutro. Para determinar a geometria da linha de rolagem será determinado o Centro Instantâneo de Giro e o Centro de Rolagem. Para a dianteira do veículo será utilizado a suspensão independente tipo Double Wishbone (Duplo “A”). Na traseira será usado a sistema do tipo “Four Link” (Quatro Barras).


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