Eventos ULBRA, 1° Encontro ULBRA de Bolsistas CNPq e FAPERGS

Tamanho da fonte: 
INOVANDO O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - GeoGebra
Pâmela da Rosa, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carmen Teresa Kaiber

Última alteração: 15-09-2015

Resumo


Este projeto de pesquisa está associado ao convênio firmado entre a Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha, com o grupo de Tecnologias Educacionais e a Universidade Luterana do Brasil, com o Grupo de Estudos Curriculares em Educação Matemática (GECEM), do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). O trabalho embasou-se no desenvolvimento de atividades metodológicas para o Ensino Fundamental (séries finais) com o software GeoGebra, envolvendo os conteúdos de Geometria, análise de Livros didáticos do PNLD com os conteúdos de Geometria, estudo mais aprofundado do software GeoGebra e investigação de atividades com o software que já estão na literatura. O estudo vem sendo realizado com o objetivo de desenvolvermos um conjunto de atividades que serão expostas e trabalhadas em oficinas com o intuito de integrarmos as TIC e a Geometria, mostrando ao educador uma opção de trabalho que possibilite que o mesmo leve seus alunos ao laboratório de informática e, a partir do uso das TIC, mostre que o assunto Geometria é possível de ser trabalhado de forma interessante, compreensível e acessível.


Palavras-chave


educação Matemática. Tecnologias da Informação e Comunicação. GeoGebra.

Texto completo: Pôster  |  PDF