Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

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ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL:UM OLHAR SOBRE ESTUDOS ACADÊMICOS
Carmen Lucia Pretto Stodolni, Karla Saraiva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 218
Data: 21-06-2016 15:45 – 16:00
Última alteração: 13-06-2016

Resumo


O objetivo deste trabalho é analisar artigos científicos que problematizem e analisem as políticas públicas de Escola em tempo Integral. A pesquisa visa constituir um panorama do trabalho acadêmico sobre o tema, permitindo uma visão ampliada do modo como vêm sendo significadas as práticas da educação em tempo integral no Brasil. Para tanto, foram realizadas buscas no Scielo tomando-se como foco artigos que tenham sido desenvolvidos a partir de pesquisas em periódicos nacionais publicados nos últimos cinco anos (2012 a 2016). Localizamos oito artigos que atendem esses critérios os quais apresentam uma multiplicidade de problematizações, com diferentes abordagens e perspectivas teóricas. Após o levantamento bibliográfico dos trabalhos relacionados com a temática Escola em Tempo Integral, foram realizadas leituras de documentos e artigos relacionados a políticas públicas no Brasil. A partir destas leituras, foram realizadas análises descritivas. Assim, foi possível perceber que considerando o tempo das crianças na escola, muitos estudos divergem e convergem sobre a efetividade do Programa Mais Educação.


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