Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

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A INFRAESTRUTURA DAS ESCOLAS E O DESEMPENHO DE SEUS ALUNOS NO ENEM: UMA ANÁLISE
Giuliano Nunes, Renato Pires dos Santos

Prédio: Prédio 14
Sala: 319
Data: 20-06-2018 14:45 – 15:00
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


A educação tem papel fundamental para a capacitação do cidadão, o que contribui para seu bem-estar e também para o desenvolvimento econômico de um país. Desta maneira, a qualidade da educação é algo de extrema importância para uma nação. No Brasil contamos com indicadores educacionais que buscam aferir a qualidade do ensino das escolas, entre eles o IDEB e o ENEM. Existem alguns fatores que determinam o desempenho cognitivo dos alunos, como por exemplo a estrutura das escolas. Este trabalho busca encontrar relações entre a estrutura das escolas e seu desempenho no ENEM, medido através da nota média de cada entidade de ensino, se elas existem e quais itens com maior influência na média da escola. Para tal análise utilizamos as informações sobre a estrutura escolar contidas no Censo Escolar 2015 e os dados de desempenho das escolas no ENEM do mesmo ano. Dados disponibilizados pelo Inep[1]. Após a classificação das variáveis, foi possível submeter estes dados para testes de correlação através da linguagem de análise estatística R. Os resultados apresentam uma maior correlação entre as notas do ENEM com as variáveis do grupo Água Luz Saneamento.


[1] http://portal.inep.gov.br/web/guest/microdados



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