Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
UMA SOCIEDADE DE OSTENTAÇÃO EM MEIO AOS JOVENS
Greicy Tays Silva, Juliana Ribeiro de Vargas

Prédio: Prédio 14
Sala: 218
Data: 20-06-2018 15:00 – 15:15
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


Alinhado às teorizações dos Estudos Culturais em Educação e aos Estudos de Gênero em perspectiva pós-estruturalistas, o presente estudo pretende problematizar e visiabilizar o que os jovens da nossa sociedade atual assistem e buscam na mídia (Youtube), tendo como foco evidenciar em vídeos associados ao gênero da ostentação "amantes por motos". O material empírico decorre das preferências dos estudantes do 9º ano, com idades entre treze e dezessete anos, do Ensino Fundamental de uma escola pública situada em Canoas (RS). Dentro do gênero mais citado, pessoas e blogs, optamos por analisar alguns vídeos de jovens que fazem sucesso e que são citados pelos estudantes. Como metodologia, operamos com análises dos vídeos dos Youtubers Thays RX e Renato Garcia, fazendo uma listagem dos que mais se destacaram, pelo número de visualizações e inscritos em seus canais. Cabe salientar, que nos vídeos ganha visibilidade “a ostentação” através da exibição exacerbada de bens materiais e a associação com a cultura do funk. Segundo DAYRELL, (2007) jovens ostentam os seus corpos e, neles, as roupas, as tatuagens, os piercings, os brincos, dizendo da adesão de determinado estilo, demarcando identidades individuais ou coletivas, além de sinalizar um status social almejado.

Texto completo: PDF  |  Pôster