Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO COMO UTILIZAR NO PLANEJAMENTO DOCENTE
Jonathas Ieggli da Silva, Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 14
Sala: 319
Data: 20-06-2018 15:15 – 15:30
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


Essa pesquisa tem como objetivo a análise das questões das provas de Matemática e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas nos anos de 2016 e 2017, classificando-as em suas respectivas competências conforme a matriz de referência da área de Matemática e suas Tecnologias. Os conteúdos que foram contemplados nas provas em 2016 e 2017 foram: Geometria Plana e Espacial, Porcentagem, Regra de três, Interpretação de gráficos ou tabelas, Estatística, Variação de grandezas (direta ou inversamente), Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Funções, Probabilidade, Logaritmo, Progressão Aritmética, Razão, Escala e Conversão de Unidades e Matemática Financeira. Após a análise e classificações das questões, investigou-se possibilidades de inscrição dessas, no planejamento didático do professor de Matemática por intermédio de recursos tecnológicos. O software GeoGebra pode ser utilizado para resolver questões sobre funções e dar um maior dinamismo no esboço de gráficos e maximizar a compreensão em relação aos parâmetros das mesmas. Nas questões de Geometria, o software pode ser utilizado para construção de sólidos geométricos, auxiliando na visualização de seus volumes.


Texto completo: PDF  |  Pôster