Eventos ULBRA, 4° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
O RECURSO DIDÁTICO DE TABLETS E SMARTPHONES NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Karina Nunes da Silva, Arno Bayer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 14
Sala: 319
Data: 20-06-2018 15:30 – 15:45
Última alteração: 26-06-2018

Resumo


Apresenta-se no presente trabalho um recorte do mapeamento e catalogação de aplicativos para tablets que envolvam o ensino da Matemática, desenvolvido pela aluna de iniciação científica, estudante do curso Licenciatura em Matemática, participante do Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM) do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), do campus Canoas/RS, com o intuito de subsidiar professores da área a planejar e aplicar práticas pedagógicas com o uso de tecnologias digitais em suas aulas. O objetivo deste trabalho foi organizar e divulgar uma catalogação de aplicativos compatíveis com o sistema Android que podem ser utilizados para a elaboração de propostas pedagógicas e inclusão de tecnologias digitais nas aulas de Matemática. Foi desenvolvido, para validação das atividades investigadas, um circuito matemático em uma escola da rede ULBRA. Apresentam-se, como exemplo, 2 aplicativos cujo público alvo são alunos do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio.

Texto completo: PDF  |  Pôster