Eventos ULBRA, X ENCONTRO PIBID ULBRA

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES LÚDICAS COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA – UM ESTUDO
Rodrigo Araujo Pereira, Estela Mauer Menegaz, Bárbara E. Conzatti, Grazielli Fernandes, Miriam Novak Jardim, Bruno Dias da Silva

Prédio: Prédio
Sala: sl 228
Data: 21-06-2017 01:30 – 04:00
Última alteração: 13-06-2017

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado junto a alunos de 5º, 6º e 8º anos de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental de Canoas/RS, em termos das aulas ministradas pelos bolsistas do Projeto PIBID - Licenciatura em Língua Inglesa, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Um questionário avaliativo foi aplicado, com o objetivo de analisar as aulas de Língua Inglesa os alunos mais se interessam. Como usualmente é observada falta de motivação por parte dos alunos para a aprendizagem da Língua Inglesa, os acadêmicos, juntamente com a Coordenadora, propuseram-se a planejar aulas de cunho lúdico, diferentemente das aulas habituais, que normalmente visam trabalhar de acordo com o método tradicional de ensino de gramática e tradução, o qual não mais desperta o interesse dos educandos. Foi constatado que os estudantes realmente se interessam mais por aulas mais dinâmicas, interativas e lúdicas. A partir da aplicação de atividades lúdicas, os alunos participam mais das aulas e compreendem melhor a Língua Inglesa.

Palavras-chave: Língua Inglesa; ludicidade; motivação.


Texto completo: PDF