Última alteração: 02-05-2012
Resumo
O Grupo de Estudos e Trabalho das Olimpíadas de Matemática (GETOM), idealizado em 2007, funciona voluntariamente desde agosto deste ano, objetivando atender a uma demanda contínua de professores interessados em discutir Matemática por meio da Resolução de Problemas e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), utilizando o material teórico fornecido pela OBMEP (Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas. Os encontros presenciais são aos sábados e ocorrem uma vez por mês. Além dos encontros presenciais, o GETOM conta com apoio da plataforma Moodle, com fóruns para as discussões virtuais e postagem de atividades. Desde março de 2011, dando continuidade ao projeto, o GETOM, vem discutindo as questões da prova de seleção do Profmat (Mestrado Profissional em Matemática) de 2011. A prova é constituída de 31 questões objetivas e 3 discursivas. Dentre essas questões, 5 (4 objetivas e 1 discursiva) foram selecionadas para serem desenvolvidas com o software Geogebra. Em 2011 ocorreram quatro encontros presenciais, em uma sala de aula e no laboratório de informática do Departamento de Matemática da UEL, além das discussões virtuais na plataforma Moodle, com inserção de atividades elaboradas. Muito mais do que uma simples transferência de informação, o ato de comunicação em si mesmo teve um papel de destaque no processo de aprendizagem, pois a qualidade da comunicação na sala de aula influencia a qualidade da aprendizagem de Matemática, e esta pode ser expressa em termos de relações interpessoais. Dessa forma, interagimos como os professores e discutimos a questão 27 da prova de seleção do Profmat, tanto nos encontros presenciais, quanto na plataforma Moodle.
A questão 27 é dada por:
Se espremermos um círculo de raio 10 cm entre duas retas paralelas que distam entre si 10 cm obteremos uma figura de área menor, mas de mesmo perímetro que o círculo original. Se as partes curvas desta figura obtida são semicircunferências, a razão da área da figura espremida pela área do círculo inicial é:
(A) (B) (C) (D) (E)
A resolução algébrica desta questão foi amplamente discutida entre os professores, que denota conhecimentos sobre conceitos de geometria plana, mais especificamente, sobre comprimento de circunferência e área de círculo. Os professores utilizaram o software Geogebra para a resolução da atividade, postando-a na plataforma Moodle para a discussão da resolução apresentada. Os professores notaram que a resolução, feita com lápis e papel não teve muitas variações e denotou uma abordagem estritamente algébrica. No entanto, ao desenvolver esta atividade com o software Geogebra os professores se depararam com duas particularidades: uma de saber lidar com o software e outra de trabalhar com conceitos geométricos. O projeto propiciou aos professores atividades de familiarização com os recursos do software e aos poucos o desenvolvimento de atividades mais complexas. Ao tentar desenvolver a atividade com o software, os professores discutiram, além da resolução do problema, conceitos geométricos, pois qualquer construção que não fosse adequada, o software propiciava um feedback muito rápido e o próprio professor podia perceber o seu erro. A investigação, a resolução de problemas e a utilização das TIC são fatores a serem destacados, pois o desenvolvimento das atividades oportunizou o contato dos professores com pesquisas atuais, favorecendo a construção de novas perspectivas em relação à prática de cada professor participante deste projeto.