Última alteração: 24-04-2012
Resumo
Apesar da produção de conhecimento matemático online poder ser transformada e potencializada no ciberespaço, é possível verificar que a pesquisa sobre a formação de profissionais que atuam no ensino de matemática em cursos a distância ainda é uma lacuna a ser preenchida (RICHIT, 2010), ou seja, existem questões relevantes de investigação no processo de formação em tal ambiente (ROSA, 2010). Com o intuito de contribuir para o preenchimento dessa lacuna estamos investigando o professor de matemática que atua na EaD Online. Para isso, elaboramos a segunda edição do curso online de formação continuada para docentes que vêm atuando na EaD Online, denominado “Cyberformação de Professores de Matemática[1]- 2ª edição”. No planejamento dessa proposta, procuramos envolver aspectos tecnológicos, específicos (matemática) e pedagógicos, visando a formação continuada de profissionais que atuam na EaD Online. Acreditamos ser importante exercitar a prática de elaboração de situações de aprendizagem neste ambiente para a própria formação do professor de matemática online. Dessa forma, é importante que a formação do professor que ensina matemática aconteça de maneira contextualizada – no locus do trabalho docente – e específica (RICHIT; MALTEMPI, 2009), de forma que as experiências e dificuldades encontradas pelo professor constituam-se em um ponto inicial para a elaboração de ações e atividades de formação. Assim, o professor poderá repensar suas escolhas metodológicas, buscando qualificar ou modificar suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, buscamos investigar a prática destes docentes que atuam na EaD Online após o curso de extensão que iremos propor. Nesse ínterim, visualizamos a constituição de diferentes cenários para esta prática docente. Um deles caracteriza-se pela reprodução da educação presencial, utilizando as TIC simplesmente como ferramentas novas e sofisticadas, fazendo que esse uso de avançadas tecnologias se torne simplesmente um uso pelo uso. Ou, de outra forma, a presentificação da Cyberformação, transformando suas concepções de ensino e quebrando paradigmas relacionados ao ensino de matemática na EaD Online, construindo assim uma práxis (VÁSQUEZ, 1977) que pode vir a constituir um habitus (BOURDIEU, 2007, 2009), nesses docentes para atuarem na EaD Online. Essas considerações apresentadas conduzem a um estudo na Educação Matemática que toma esse conjunto de aspectos tecnológicos, específicos e pedagógicos abarcados na Cyberformação como potencializador ou restringidor, no entanto, questionamos: como o processo de Cyberformação se incorpora na prática desses professores de matemática que atuam em cursos que ocorrem na modalidade de Educação à Distância Online?.
REFERÊNCIASBOURDIEU, P. A. Meditações Pascalianas. Trad. Sergio Miceli. 2. ed.-Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, Tradução de: Méditations Pascaliennes, 2007.
____________. O Senso Prático. Trad. Maria Ferreira; rev. Odaci Luiz Coradini. Rio de Janeiro: Vozes, 2009. Tradução de: Le Sens Pratique.
RICHIT, A. Apropriação do conhecimento pedagógico-tecnológico em Matemática e a formação continuada de professores. Tese (Doutorado em Educação Matemática). UNESP, Rio Claro, 2010.
RICHIT, A.; MALTEMPI, M. V. Educação a Distância e Formação Continuada de Professores de Matemática: um olhar sob a perspectiva da teoria dialética. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – CIBEM, 6.,Puerto Montt. Anais..., p.01-08, 2009.
ROSA, M. Cyberformação: a formação de professores de Matemática na Cibercultura. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – ENEM, 10. Salvador. Anais..., 2010.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Tradução: Luis Fernando Cardoso. Tradução de: Filosofia de la praxis. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977.
[1] A primeira edição foi elaborada por Seidel e Rosa (2010).