Eventos ULBRA, I FÓRUM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tamanho da fonte: 
Cyberformação: uma Possibilidade para Perceber o Professor de Matemática Online
Denílson Seidel

Última alteração: 25-04-2012

Resumo


A pesquisa em nível de doutorado que estamos desenvolvendo tem por objetivo investigar como o professor de matemática se percebe professor de matemática online a partir da concepção de Cyberformação. Ou seja, a partir dessa visão de formação concebida sob a dimensão específica (matemática), pedagógica e tecnológica que assume o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), sob a perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TIC (ROSA, 2011) é que buscamos desvelar “quem” é o professor de matemática que atua, atuará ou deseja atuar em ambientes online, como é o caso da Educação a Distância Online (EaD Online), por exemplo. Para tanto, estamos investigando o professor de matemática online direcionando nosso olhar para os dados coletados em um curso de formação continuada ofertado em 2010, totalmente a distância, elaborado tendo como pano de fundo esta visão de formação. Além disso, ancoramos nossas bases teóricas no solo da visão de mundo dada pela Fenomenologia e também sob o viés filosófico Merleau-Pontiano acerca da percepção. Isto é, amparamos nosso excedente de visão para perceber o percebido pelo professor de matemática entendendo a percepção como o fundo sobre o qual todos os atos se destacam (MERLEAU-PONTY, 2006), nivelando toda a experiência de formação matemática, pedagógica, tecnológica que estamos efetuando em um “plano único”, no qual as ações docentes são desencadeadas. O professor de matemática online, então, torna-se “algo” perceptivo, uma “figura” sobre um fundo que contém mais do que qualidades dadas somente com os órgãos dos sentidos. Trata-se da revelação entre o ver e o visto, um ato em movimento que vai desnudando o que é visto em termos de figura e fundo, ou seja, do contexto em que isso se mostra (BICUDO; ROSA, 2010), o que para nós ocorreu durante o curso de Cyberformação. Acreditamos que os indícios revelados pela percepção do percebido pelo professor de matemática online sobre o professor de matemática online lançarão luzes para desvelar “quem” é este profissional. A partir dos resultados desta pesquisa, vislumbramos como contribuições para a Educação Matemática, possibilidades de redimensionar outras ações formativas do professor de matemática que atua ou deseja atuar em ambientes online.