Última alteração: 03-05-2012
Resumo
A M-LEARNING NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Solange Mussato[1]
Maurício Rosa[2]
Este resumo apresenta aspectos sobre um estudo teórico relativo a m-learning (mobile learning – aprendizagem por meio de dispositivos móveis) para a Educação Matemática. Desta forma, este estudo investigou experiências e iniciativas na Educação e, em específico, no contexto da Educação Matemática, que utilizaram a m-learning no processo de ensino e aprendizagem. Tal investigação se mostra relevante ao consideramos o constante avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, o uso das mesmas. Em um contexto geral da educação, Kuklinski e Balestrini (2010) salientam que a utilização de tecnologias móveis na educação esta em uma fase inicial e evolutiva, apontando a necessidade de ampliar a investigação nesta área. Quanto ao contexto da Educação Matemática, Baya’a e Daher (2009), considerando uma experiência vivida por estudantes de uma escola de Israel (8th grade - Middle School) onde aplicativos gráficos para celulares e recursos como fotografias e vídeos desenvolvidos com os celulares foram utilizados nas aulas de matemática, ponderam que a utilização de telefones celulares pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Desta forma, acreditamos que principalmente no contexto da Educação Matemática, a m-learning pode ser considerada como alternativa para o processo de ensino e aprendizagem e, considerando que poucas são as pesquisas desenvolvidas, apresenta-se como um campo a ser explorado.
Palavras-chave: M-learning, Educação Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação.
REFERÊNCIAS
BAYA'A, N.; DAHER, W. Students' perceptions of Mathematics learning using mobile phones. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON MOBILE AND COMPUTER AIDED LEARNING, abr. 2009, Amman, Jordan. Disponível em: <http://users.qsm.ac.il/cellmath/Material/Conferences/IMCL2009/students_perceptions_of_mathemat.pdf >. Acesso em: 26 abr. 2012.
KUKLINSKI, H. P.; BALESTRINI, M. Prototipos de Mobile Open Education: Una breve selección de Casos. In: Revista Iberoamericana de Tecnologías del/da Aprendizaje/Aprendizagem. Vol. 5, n. 04, p.125-131, Nov. 2010. Disponível em: <http://rita.det.uvigo.es/201011/uploads/IEEE-RITA.2010.V5.N4.pdf>. Acesso em: 05 abr. 2012.
[1] Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Canoas – RS, Brasil. E-mail: solangemussato1@yahoo.com.br
[2] Doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Canoas – RS, Brasil. E-mail: mauriciomatematica@gmail.com