##manager.scheduler.building##: Prédio 014
##manager.scheduler.room##: Sala 238
Data: 27-10-2011 13:50 – 14:10
Última alteração: 18-10-2011
Resumo
A prática reflexiva no ofício do professor é algo imprescindível quando buscamos que os acadêmicos obtenham uma aprendizagem significativa. Mas está prática é fundamental que ela seja iniciada ainda durante a formação inicial do professor, cabendo dessa forma aos formadores a inserção da prática reflexiva em seu fazer pedagógico. Neste trabalhos apresentaremos o relato de uma atividade que foi realizada com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Luterana do Brasil, campus São Jerônimo, que estavam cursando Estágio em Matemática III, o qual desenvolvem suas atividades com alunos do Ensino Fundamental séries finais. A metodologia constou em três etapas: a primeira que foi estudo de um texto referente à prática reflexiva nas atividades didáticas, pois com isso buscou-se introduzir a ideia da importância desta prática; a segunda parte constou em realizar a prática em sala de aula, a qual foi filmada; e a terceira parte foi a análise da prática em sala de aula a partir da observação da filmagem realizada. Nesta terceira etapa o professor formador participou juntamente com os estagiários buscando interpretar as reações e as análises esboçadas pelos alunos através de duas entrevistas: uma antes do estagiário ver a filmagem da sua aula e outra após a ele ter analisado a filmagem da sua aula.