Eventos ULBRA, Seminário Estadual de Pesquisa - ISBN 978-85-7528-443-8

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GRUPOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO BRASIL DURANTE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970: REPENSANDO NAS ESCOLHAS ESCOLHAS E SELEÇÕES DE CONHECIMENTO
Alexandre Souza de Oliveira

##manager.scheduler.building##: Prédio 014
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Data: 27-10-2011 16:30 – 16:50
Última alteração: 18-10-2011

Resumo


Este artigo veio a contribuir em linhas gerais a importância da História da Educação Matemática na compreensão conceitual de currículo, da disciplina escolar e a forma como a história da disciplina matemática é capaz de mudar concepções enraizadas sobre o conhecimento. Temos como pretensão compreender que ações, direcionadas à formação de professores da Educação Básica, foram desenvolvidas no Brasil, para auxiliá-los a lidar com a “nova” Matemática, surgida a partir do MMM, mas para melhor compreensão fizemos recortes em três momentos distintos: Reforma Francisco Campos, Reforma Capanema e o Movimento da Matemática Moderna. Falar da disciplina escolar e do currículo de matemática é fundamental também discutir a problemática da formação docente. É o que este artigo também propõe relacionando estudos em que o professor é caracterizado como sujeito crítico, reflexivo e que possui saberes que são específicos da sua profissão. Para o desenvolvimento deste artigo teremos como suporte teórico: a História das disciplinas escolares de André Chervel (1990), a história e pesquisa de Bittencourt (2003), currículo: teoria e história de Goodson (1995), o saber escolar segundo Saviani (1994), saberes docentes e formação profissional de Tardif (2002) e a questão do currículo dos conhecimentos docentes, segundo Shulman (2004), dentre outros.


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