Eventos ULBRA, Seminário Estadual de Pesquisa - ISBN 978-85-7528-443-8

Tamanho da fonte: 
LIVROS DIDÁTICOS DO GRUEMA: A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FORMA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA – AGUÇANDO A CURIOSIDADE E DESAFIANDO O SENDO CRÍTICO
Alexandre Souza de Oliveira

##manager.scheduler.building##: Prédio 014
##manager.scheduler.room##: Sala 246
Data: 27-10-2011 15:50 – 16:10
Última alteração: 21-10-2011

Resumo


O artigo tem por objeto analisar a coleção de livros didáticos publicadas no Brasil pela Companhia Editora Nacional, durante o Movimento da Matemática Moderna (década de 1970). Sendo ela:

Curso Moderno de Matemática para o ensino de 1º grau em 8 volumes para as oito séries do 1º Grau, de acordo com as reformas propostas na Lei 5.692/71, cuja autoria esteve associada à sigla GRUEMA – Grupo de Ensino de Matemática Atualizada, tendo sido elaborada por Anna Averbuch, Anna Franchi, Franca Cohen Gottlieb, Lucília Bechara Sanchez e Manhucia Perelberg Liberman, com consultoria de Luiz Henrique Jacy Monteiro. A presente pesquisa tem por questão central analisar as histórias em quadrinhos contidas nos livros didáticos da coleção. Ao que tudo indica, não havia uma intenção ou um eixo norteador quanto à elaboração dos quadrinhos. Acreditamos que as histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como um recurso pedagógico e neste há diversos fatores correlacionados que fizeram com que este recurso fora apresentado nos livros didáticos do GRUEMA. A imagem em cada uma das séries era concebida de uma forma diferente. Os quadrinhos, embora adotem uma linguagem mais próxima do aluno, também eram utilizados para manter o rigor matemático, um dos ideais do Movimento da Matemática Moderna.

Texto completo: PDF