Eventos ULBRA, Seminário Estadual de Pesquisa - ISBN 978-85-7528-443-8

Tamanho da fonte: 
CYBERFORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS
Vinícius Pazuch, Mauricio Rosa

##manager.scheduler.building##: Prédio 014
##manager.scheduler.room##: Sala 237
Data: 27-10-2011 14:10 – 14:30
Última alteração: 21-02-2020

Resumo


Este artigo apresenta apontamentos de uma pesquisa de doutorado em andamento sobre um processo de Cyberformação Semipresencial de professores de matemática da Educação Básica e sua relação com os saberes docentes (TARDIF, 2002) num grupo colaborativo. Deste modo, neste ensaio, pontuamos aspectos teóricos e metodológicos que norteiam essa investigação. Inferimos que a Cyberformação (ROSA, 2011b) considera as dimensões matemática, tecnológica e pedagógica. Nesta pesquisa, tais dimensões podem interferir no processo de produção de saberes do professor de Matemática. Especificamente, constituímos um grupo colaborativo (NACARATO; GOMES; GRANDO, 2008) com professoras de matemática do Ensino Fundamental e o pesquisador (primeiro autor). Este grupo tem o objetivo de planejar, discutir e refletir sobre atividades de geometria euclidiana na perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-TIC3 (ROSA, 2011b). Assim, pretendemos promover aproximações com a prática docente por meio da dinâmica estabelecida no ambiente semipresencial, incluindo encontros presenciais e os a distância, os quais delimitam o processo de Cyberformação Semipresencial de professores de matemática da Educação Básica desta pesquisa.

Texto completo: PDF