Eventos ULBRA, XIV Salão de Extensão

Tamanho da fonte: 
Relação entre a atratividade conceitual e o ensino: Um caso de aprendizagem significativa das temáticas Exoplanetologia e Habitabilidade no Ensino Médio
Gian Alexandre Michaelsen

Última alteração: 05-11-2022

Resumo


Este trabalho consiste em uma síntese realizada sobre uma dissertação de mestrado desenvolvida durante os anos de 2020 e 2021. Nela buscou-se realizar o ensino de Física tendo como temática a Exoplanetologia e a Habitabilidade. Este trabalho objetiva demonstrar de forma sucinta as evidências de aprendizagens que surgiram através da aplicação da sequência didática desenvolvida. O processo de transposição didática foi realizado tendo como base os preceitos elencados como necessários para propiciar e identificar a aprendizagem significativa por Moreira (2012) e Ausubel (1968). A análise dos dados foi feita conforme a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). A partir da análise das diferentes relações conceituais realizadas pelos estudantes pudemos identificar fortes indícios da aprendizagem significativa; uma vez que os conceitos compreendidos em uma situação eram utilizados para a interpretação de novas situações problemas apresentados aos estudantes. Concluímos que, mesmo em regime pandêmico, os estudantes voluntários puderam transpor de forma exitosa de conceitos ligados a Exoplanetologia e a Habitabilidade para novas situações problema; o que caracteriza a aprendizagem significativa. Relacionamos o êxito dos estudantes a atratividade do conteúdo apresentado e ao conhecimento prévio dos mesmos; sendo estas condições essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem significativa. O desenvolvimento tanto da dissertação referida, bem como da presente pesquisa, serviu-nos de estimulo para o futuro desenvolvimento de um protocolo que facilitará a adaptação de conceitos da ciência contemporânea para as salas de aula. Acredita-se que a criação deste protocolo venha a possibilitar o desenvolvimento das competências e habilidades temáticas que despertem o interesse dos estudantes e por conseguinte, venham a provocar a aprendizagem significativa.