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ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: DESAFIOS QUE ENVOLVEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO EM ALUNAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO SUPERIOR
Franciele Machado aydes

Última alteração: 05-11-2022

Resumo


A maneira como a criança constrói os conhecimentos lógico-matemáticos está muito ligada às suas experiências vividas na infância, com o seu corpo, com os diferentes objetos que a cercam e com o outro. Entretanto, quando são identificados indícios de deficiência intelectual, este processo de desenvolvimento passa por muitos desafios. Neste sentido, o Núcleo de Apoio ao Discente - NADi  oferece um Projeto de Inclusão na ULBRA e abre espaço para a participação dos acadêmicos de diferentes áreas. O projeto está sendo aplicado em duas alunas do curso de Pedagogia através de oficinas que ocorrem desde o início de 2022. Tem como objetivo geral potencializar situações práticas com diferentes jogos e recursos materiais que possibilitem entender o desenvolvimento lógico matemático de alunas com deficiência intelectual. Acadêmicas dos cursos de Matemática, de Física e de História atuam como facilitadoras nas oficinas. A metodologia utiliza o lúdico como ferramenta, fazendo uso dos blocos lógicos, material dourado, ábaco e muitas histórias. As oficinas ocorrem através dos modelos presencial e EAD, com atividades síncronas. O encontro presencial é realizado pela acadêmica do curso de Física que aplica jogos e diferentes atividades na sala do NADi. Desde o início das oficinas houve um trabalho efetivo para não se valorizar o ‘erro’ e sim, investir nas possibilidades de acertos que as alunas traziam em cada proposta. Neste sentido, os jogos, os materiais e as relações de ajuda têm cumprido seu papel na metodologia. Porém, há muita necessidade de se intensificar os conceitos físico-matemáticos e de quantidade que ainda não foram desenvolvidos e internalizados pelas alunas.

Palavras-Chave: Alfabetização Matemática; Deficiência Intelectual; Ensino Superior.