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EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA FARMÁCIA SOLIDÁRIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Isadora Nunes Rebelo, Lisiane Oliveira Borges, Taís Torrel, Laísa Franco, Estela Schiavini Wazenkeski

Última alteração: 05-11-2022

Resumo


Sobras de medicamentos ocorrem por fatores como dispensação em excesso, abandono de tratamento, entre outros. Uma alternativa para minimizar o risco da automedicação e a promoção do descarte adequado é a entrega das sobras para as Farmácias Solidárias (FS). Na FS, medicamentos doados são dispensados gratuitamente para cidadãos com receita médica válida. O programa é relativamente novo, portanto, muitos indivíduos que realizam terapias farmacológicas não conhecem a respeito dele. Dessa forma, sabendo que o aguardo inevitável da sala de espera dos serviços de saúde pode ser transformado em ações de educação em saúde, o trabalho objetivou promover o acesso às informações pertinentes sobre a FS, destacando sua importância, aos usuários aguardando atendimento do serviço da Farmácia Básica (FB) de um município da região metropolitana. Durante uma tarde, com uma duração média de três horas, um grupo composto por três participantes se dividiu na sala de espera da FB para garantir um maior acolhimento aos usuários, com uma abordagem baseada no diálogo e na entrega de um material explicativo elaborado pelo grupo a respeito da FS do município. Ao total, 48 cidadãos receberam a orientação individual, e apenas 2 (4,16%) tinham conhecimento da FS. Diante da intervenção realizada, foi notável a relevância da implantação de grupos de sala de espera, pelo interesse de cada indivíduo pelo compartilhamento de informações e atenção prestada às suas dúvidas e anseios, bem como seu evidente entusiasmo ao programa da FS e a oportunidade de contribuir e receber o auxílio quando necessário.