Eventos ULBRA, XV SALÃO DE EXTENSÃO ULBRA SUL

Tamanho da fonte: 
LEVANTAMENTO DE PERFIL E INTERVENÇÃO NAS TURMAS DE 1° E 2° ANO DE UMA ESCOLA EM ESTEIO
Alessandra Lima dos Santos Dreher, Raquel Quadros Schroeder, Sheila Petry Rockenbach

Última alteração: 10-11-2023

Resumo


Introdução: A Fonoaudiologia Escolar é a área que visa ações com caráterpreventivo, para auxiliar na profilaxia e na manutenção da saúdefonoaudiológica, com objetivo de promover reflexões junto aos professores,contribuindo com os aspectos da Fonoaudiologia para a melhor integraçãoentre a escola, o aluno e a família (Zorzi JL, 1999)¹. Objetivos: Realizar aidentificação do perfil da turma, no que se refere à comunicação humana eintervir de forma a promover e prevenir estes aspectos; Identificar alterações delinguagem; Identificar possíveis alterações da audição; Promover a linguagemverbal; Estimular a consciência fonológica. Metodologia: Primeiramente foirealizado o rastreamento para identificar possíveis alterações da comunicaçãohumana (linguagem oral, linguagem compreensiva, audição e motricidadeorofacial). Com a finalidade de poder contribuir com o processo dedesenvolvimento da comunicação e aprendizagem dessas crianças, realizamosintervenções, de promoção, junto a elas em sala de aula sempre ao lado deseus professores. Resultados: Tivemos um total de 93 alunos das turmas de 1ºano e 2º ano do Ensino Fundamental, sendo que 22 (23,65%) alunos foramencaminhados por terem omissões ou/e substituições de fonemas. Conclusão:Assim, concluímos que com as atividades propostas, promovemos odesenvolvimento da consciência fonológica, das habilidades semânticas e dalinguagem oral, ficou claro que a participação da Fonoaudiologia no processode ensino- aprendizagem, se mostra eficaz e necessária.Palavras-chave: saúde pública; fundamental; escolar.

Texto completo: PDF