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EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE DAS DEMANDAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEMÁTICA
Nicolle Mendes Vieira, Marcia B Cardoso, Carmem R Giongo

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


A temática dos Direitos Humanos é de grande relevância para a sociedade, inclusive no meio escolar. Por sua importância, no contexto do projeto “Educação em Direitos Humanos: por uma cultura de paz e tolerância”, foi desenvolvido um diagnóstico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Cândido Xavier, situada no município de São Leopoldo. O diagnóstico teve como objetivo identificar as principais demandas da escola no que tange aos Direitos Humanos, possibilitando o levantamento de possibilidades de intervenções. A coleta de dados foi realizada durante o primeiro semestre de 2017. Para o levantamento dos dados participaram 50 alunos da instituição, alocados em duas turmas do 6º e 8º ano. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Dentre os resultados indicados observa-se que a maior parte dos alunos pesquisados, afirmou não ter tido contato com o debate em Direitos Humanos, mas alegou ter médio conhecimento sobre o assunto. Os temas assinalados como de maior interesse foram: questões étnicas raciais, violação de direitos, religião, discriminação, questões territoriais, pessoas com deficiência, relações de gênero e tolerância política. Foram observadas também muitas respostas em branco. A análise desses dados sugere que a aplicação do questionário não foi totalmente eficaz, já que muitas perguntas não foram respondidas, o que demonstra a necessidade de serem realizadas entrevistas com os alunos para um melhor diagnóstico. A partir do

diagnóstico foram propostas oficinas abertas aos alunos visando debater os assuntos sugeridos. Essa intervenção será realizada no decorrer do segundo semestre de 2017.


Texto completo: RESUMO