Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
LAR MAIS FELIZ
Daniela Steffen Cardoso, Rodrigo Boff Daitx, Tais Cardoso Leffa, Jocemara Machado Carlos, Franciane cadoso Ramos, Bianca Chuaste Flores, Larissa da Silva Dias, Rosana Maggi Borges

Última alteração: 13-09-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente projeto de extensão, LAR MAIS FELIZ, é desenvolvido através do curso de fisioterapia da ULBRA Torres, juntamente com o LAR PAIM CRUZ, localizado no município de Três cachoeiras, RS. Tendo em vistas a associação da progressão do envelhecimento populacional e os impasses apresentados por idosos institucionalizados, o presente projeto visa proporcionar uma melhor qualidade de vida aos institucionalizados do Lar, focando na autoestima, no autocuidado e no lazer. Além de beneficiar os idosos da instituição, o projeto visa aprimorar o conhecimento teórico-prático dos graduandos, não apenas focado no conhecimento especifico geriátrico, mas enfatizando um trabalho multidisciplinar, onde serão envolvidos os institucionalizados e os profissionais que ali trabalham, almejando até mesmo os familiares desses idosos.  Foram utilizadas estratégias a fim de beneficiar não apenas os idosos, mas sim toda a sociedade envolvida com esta instituição, proporcionando, consequentemente um “LAR MAIS FELIZ”. METODOLOGIA: Após um processo seletivo 8 acadêmicos foram selecionados e capacitados previamente através de reuniões prévias para planejamentos das ações, onde foi discutidos e ajustadas todas as ações e atribuições juntamente com os representantes da instituição. Após conversa entre professor, alunos, funcionários e cuidadores para informações da instituição e dos idosos, foram realizados escuta dos relatos, das experiências e queixas dos idosos, através de uma conversa informal, enfatizando a identificação de atividades que possam agradar mais ou menos os idosos. Por fim, foram realizadas atividades para estimular o raciocínio lógico, a memoria e a interação entre os idosos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram realizadas atividades motoras a fim de promover uma melhor qualidade de vida, palestras para funcionários e convidados familiares, com enfoque na melhora qualidade de vida desses idosos, sempre visando uma boa inter-relação entre os alunos e o publico alvo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O presente projeto proporcionou aos idosos institucionalizados no Lar Paim Cruz uma melhor qualidade de vida, através de estratégias fisioterapêuticas que foram desde promoção de lazer e inclusão social até o desenvolvimento da melhora do relacionamento idoso-instituição, instituição-sociedade.

 

REFERÊNCIAS: ASSIS, Mônica de. Envelhecimento ativo e promoção da saúde: reflexão para as ações educativas com idosos. Revista APS, v.8, n.1, p. 15-24, jan./jun. 2005.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER