Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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ULBRA: PROPOSTA METODOLÓGICA DO CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM
LUCIANA PEIXOTO CORDEIRO, DEBORA TERESINHA MUTTER DA SILVA MOTA, FABIANO DA SILVA SILVEIRA, FERNANDA FABERO GUEDES, GELSON LUIZ FERNANDES BARRETO, IVAN ANTONIO BASEGIO, MARIA LIZETE DA SILVA SCHNEIDER, RAFAEL LACERDA MARTINS, REGINA MARIA GONÇALVES CURTIS, REJANE RECKZIEGEL LEDUR, URSULA TATIANA TIMM

Última alteração: 28-09-2017

Resumo


RESUMO: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um programa do Governo Federal que objetiva avaliar o desempenho do estudante ao fim da Educação Básica. Oportunizar a preparação para esse exame é importante para a inserção dos alunos nos processos educativos e sociais democráticos, o que pode modificar projetos e trajetórias de vidas pessoais e profissionais. A Universidade Luterana do Brasil - ULBRA consolida em suas ações sociais e educativas uma relação estreita com as comunidades adjacentes, implantando, desde 2007, o Projeto Curso Preparatório para o Enem, oferecido pela extensão da ULBRA/Canoas. O público-alvo são alunos concluintes do ensino médio e egressos oriundos de escolas públicas que necessitam se preparar para a prova do Enem. O projeto tem como objetivo realizar ações educativas contextualizadas, visando ao desenvolvimento de competências propostas pelo Enem. Nesse processo, estão envolvidos todos os cursos de licenciatura da ULBRA e o curso de Ciências Sociais. Os encontros ocorreram aos sábados, com aulas sobre dois componentes curriculares, num espaço de tempo quinzenal. Durante as aulas, a finalidade foi a de propiciar ao aluno o desenvolvimento de seu protagonismo no processo de preparação para a prova. A metodologia aplicada, então, abarcou duas estratégias: aula expositiva e análise das questões das provas do Enem. A parte expositiva da aula foi no sentido de destacar as características das questões, ressaltando a importância de o aluno estar atento a temas contemporâneos (notícias e acontecimentos). Embora com tempo restrito, na exposição do conteúdo, buscou-se sempre indagar os alunos sobre seus conhecimentos prévios como forma de conduzi-los a pensarem, bem como para tornar a aula expositiva mais dinâmica e participativa. Na parte prática, foram apresentadas as questões de prova que, após rápida exposição, foram respondidas pelos alunos. Dando continuidade, o professor analisa cada assertiva, mostrando o porquê das que estão incorretas, não corresponderem à realidade e o porquê da assertiva correta. Esta estratégia propicia a participação destes na resolução das questões, favorecendo a habilidade de aprender a visualizar um problema de diferentes ângulos, discutindo possibilidades de resolução de problemas, incentivando o raciocínio e o uso das diferentes linguagens. Esse desenvolvimento possibilita, de uma forma rápida, a participação dos alunos e a compreensão de elementos importantes acerca dos temas estudados. Uma justificativa diante desta metodologia proposta é que o aluno é preparado para ter o domínio dos conteúdos e ter capacidade de compreensão e entendimento. Com base nas questões do Enem, objetivou-se desenvolver nos alunos diferentes competências. Dentre elas têm-se: a capacidade de compreensão, de reflexão e de crítica. Importante, também, foi o desenvolvimento da competência leitora ampla (análise e interpretação, compreensão) de textos e de enunciados, chamando atenção a possíveis camadas de sentido subjacentes, mas também para o diálogo entre as diversas áreas do conhecimento e de linguagens. As estratégias de leitura podem instrumentalizar os alunos a resolverem as questões propostas. Do mesmo modo, procurou-se também levá-los a desenvolver outras competências como a de relacionar temas de contextos diferentes e reconhecer indícios que ajudem a levar a resposta correta.  A preparação para o Enem constitui-se em atitude estratégica para a ampliação do acesso ao ensino superior, por meio da possibilidade de participação no ProUni e no PROIES.


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