Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UMA PRÁTICA EXTENSIONISTA DE SUCESSO.
Simone Helena Ferreira

Última alteração: 14-09-2017

Resumo


Palavras-chave: Odontologia para pacientes com deficiência, Formação profissional, Atendimento odontológico.

Pessoas com deficiência são aquelas que necessitam de cuidados especiais por tempo indeterminado em diferentes áreas: física, emocional, intelectual ou social. O grau das limitações apresentadas pelos pacientes é bastante variável. De acordo com o IBGE, cerca de 14,5% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. Os objetivos deste projeto de extensão são possibilitar o atendimento odontológico à pessoas com deficiência e dar oportunidade de crescimento profissional e pessoal aos acadêmicos envolvidos, pois estes não tem contato com esta parcela da população em outras disciplinas. Para isto, o projeto trabalha com uma entidade parceira que oferece o conhecimento de uma realidade diferente daquela de dentro da universidade, preparando o aluno para o atendimento odontológico. Deste modo, o acolhimento do paciente e de sua família bem como o tratamento odontológico é colocado em prática em uma proposta de promoção de saúde. Orientações de hábitos alimentares e técnicas alternativas de higiene bucal também são repassadas aos responsáveis, pois a participação destes é fundamental para o sucesso do tratamento. O tratamento odontológico de reabilitação bucal para pessoas com deficiências está muitas vezes, fora da rotina considerada normal e exige conceitos, manobras, equipamentos e pessoal auxiliar diferenciados, além de requerer dos profissionais conhecimento especializado de sensibilização e capacidade de atender as necessidades destes indivíduos. Este projeto funciona há 17 anos e suas atividades justificam-se, pois melhoram a qualidade de vida destas pessoas e preparam os futuros profissionais para este tipo de atendimento. Ainda, a lista de espera para atendimento odontológico de PcDs é grande, evidenciando a dificuldade de acesso ao atendimento desta população.

Referências:

Cadernos de atenção básica. Saúde Bucal. Ministério da Saúde. Brasília, DF; 2006

Guideline on Managemen of Dental Patients with special health Care Needs. Pediatric Dentistry. 2008; 26(7supp/):77-80.

Ferreira SH, Suita,RA, Rodrigues PH, Kramer PF. Percepção de estudantes de graduação em Odontologia frente ao atendimento de pessoas com deficiência. Revista da ABENO • 2017; 17(1):87-96.

Haddad AS. Odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais. São Paulo: Santos; 2007

Pereira LM, Mardero E, Ferreira SH, Kramer PF, Cogo RB. Atenção odontológica em pacientes com deficiência: a experiência do curso de Odontologia da ULBRA Canoas/RS. Stomatos, 2010; 16(31).

 


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER