Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
O IMPACTO DE TRATAMENTOS ESTÉTICOS NA AUTOESTIMA
Priscilla Batista Pail, Livia F. Nunes, Marcia G. Martins, Thiana F. Ribas, Thays F.A. Cavalheiro, Suzieli A. Rumpel, Pâmela Garcia, Nicolle S. Bello, Mariane C. Martins, Maria Carolina V. Carvalho, Larissa P. Teixeira, Daiane Vargas, Ana Claudia R. Barros, Alda M. Campos

Última alteração: 14-09-2017

Resumo


INTRODUÇÃO

A percepção da própria imagem é algo subjetivo, a qual depende de determinados fatores, tal como o observador, a cultura, entre outros. Sabe-se que a autoestima de um indivíduo pode também ser influenciada por determinadas situações que alteram o estado emocional como, por exemplo, o estresse, a depressão e a ansiedade (LAMELA; FIGUEIREDO, 2016; GOMES, 2014), e que os profissionais da área da estética podem contribuir para a melhora da qualidade de vida através de procedimentos que visem o bem-estar. Com base nas informações citadas acima, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a autoestima dos participantes do programa de extensão em Estética e Bem-estar.

METODOLOGIA

No período de março a julho de 2017, os acadêmicos do curso de Bacharelado em Estética e de Tecnologia em Estética e Cosmética realizaram atendimentos de participantes do grupo de apoio a mulheres agredidas, da ULBRATI e alunos das escolas do município de Canoas/RS, com n total da 40 participantes. Os atendimentos foram realizados em sessões de trinta a sessenta minutos, segundo as especificações de cada protocolo. Os atendimentos visavam aos cuidados com a estética facial, corporal e capilar, sempre proporcionando momentos de relaxamento. A avaliação dos níveis de autoestima foram realizadas utilizando a Escala de Rosemberg antes da sessão e imediatamente após, as respostas da escala geraram um dado numérico que ia de 1 até 4, sendo 1 considerado baixa autoestima e 4 autoestima saudável. Os resultados foram apresentados com média ± erro padrão, e a comparação estatística foi realizada pelo Test-T Student não-paramétrico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A insatisfação com a própria aparência tem chamado a atenção de diversos pesquisadores que se interessam pela melhora na qualidade de vida do ser humano (COYLE, 2009; LATZER, STEIN, 2013). A partir dos dados coletados, não foi possível observar resultado estatisticamente significativo entre o pré-tratamento e o pós-tratamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora não haja resultado significativo, os pesquisadores do projeto de extensão em Estética e Bem-Estar continuarão a realizar os atendimentos e se empenhando para melhorar a autoestima dos participantes, uma vez que mais pesquisas acerca do assunto são necessárias.

Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER