Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
A FREQUÊNCIA DE VISITAS GUIADAS AOS MUSEUS DE CIÊNCIAS NATURAIS
Vitória Inda Rodrigues

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


Os museus são ferramentas de educação informal com caráter multidisciplinar, sendo estes ambientes locais onde se proporcionam interações sociais alicerçadas na educação ambiental. A educação ambiental deve ser inserida na sociedade ao ponto de ser transformada em sinônimo de cidadania. Para que haja a construção dessa nova realidade socioambiental tão necessária, este assunto não deve permanecer apenas no âmbito escolar. Com o uso da educação não formal obtida em um museu, o foco de informações passa a ser o material de estudo visto no local, a partir disto cabe então ao professor saber utilizar estas novas observações e trabalhar com o que foi observado no museu, para transformar essas informações recentes em conhecimento. E para tornar a visita atrativa e educativa, são necessários monitores pra guiar os visitantes pela exposição, já que o tempo de permanência no recinto museológico varia entre a visita guiada e não guiada. Destaca-se assim a importância da mediação em museus, bem como da valorização do mediador, tendo em vista que ele realiza um papel de edificar saberes e desconstruir conceitos errôneos passados para os visitantes. Dessa forma, o objetivo do estudo é expor a frequência com que estudantes visitam museus e a importância que as visitas guiadas tem sobre o interesse dos estudantes sobre estes ambientes. Utilizamos 134 questionários do ano de 2016, aplicados aos estudantes de escolas de que visitaram o Museu de Ciências Naturais ULBRA (MCNU), para a elaboração de um gráfico com as frequências destas. Os questionários eram embasados em perguntas sobre o interesse por museus e a área de maior interesse deles, a frequência de visitas nesse tipo de ambiente e a faixa etária dos visitantes. Os resultados demonstram que 33,5 % destes estudantes nunca visitam museus, 37,3% mantém visitas frequentes, 18,6% visitam as instituições algumas vezes durante o ano e 44% raramente fazem a visitação destes recintos. Os resultados deste estudo são parciais. Tendo em vista a baixa frequência da comunidade, o presente trabalho propõem a visita em escolas próximas ao museu, para a aplicação de um questionário. O mesmo tratará sobre o quão relevante é a educação ambiental, a oportunidade de visitação e a divulgação do Museu de Ciências Naturais da ULBRA.

 

Palavras chave: Museu de Ciências Naturais; Educação Ambiental; Visitação ;


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER