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SER UM BOM PROFESSOR NA PERSPECTIVA DE LICENCIANDOS DE UMA UNIVERSIDADE DA GRANDE PORTO ALEGRE
Lauraci Donde Silva, Clarice Antunes do Nascimento

Última alteração: 10-10-2017

Resumo


O trabalho objetiva compreender as “características de um bom professor” na percepção dos acadêmicos de uma Instituição Particular de Ensino Superior da grande Porto Alegre, tendo como ponto de partida uma pesquisa empreendida no âmbito do curso de Pedagogia, a qual foi proposta com vistas a propiciar aos estudantes da disciplina de Didática: Organização do Trabalho Pedagógico, uma relação entre teoria e prática e promover reflexões sobre o que implica ser educador no cenário contemporâneo. O estudo se faz necessário para a ampliação da visão dos estudantes quanto à formação docente, repercutindo na ação-reflexão-ação a respeito dos saberes, condutas e competências pedagógicas indispensáveis a uma atuação profissional qualitativa. Para tanto, deu-se início ao trabalho com um lastro teórico que subsidiou a pesquisa de campo, para a qual foram utilizadas entrevistas, onde ficou evidente a necessidade de uma formação que envolva não apenas a construção de saberes didático-pedagógicos, mas também de caráter humano. O trabalho desenvolvido em sala de aula e os resultados obtidos nas entrevistas realizadas pelos acadêmicos oportunizaram o debate acerca dos desafios formativos pelos quais transitam os professores. Emergiram, nas características de um bom professor apontadas pelos estudantes, opiniões que retomam a importância do “aprender a ser” e “aprender a conviver” como requisitos a serem considerados no processo de construção da identidade docente. Diz respeito a qualidades que o professor precisa incorporar para que seja percebido como um profissional competente na sua área de atuação, isto é, para se encaixar no padrão de “bom professor” que está presente no ideário e no imaginário da população.


Texto completo: RESUMO