Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELATOS DE UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Carla Virgínia Alegre da Silva, Heidi Daiana Machado de Oliveira, Ursula Tatiana Timm

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


A participação no projeto de Extensão Comunitária Educação Matemática e Ludicidade proporcionou às autoras experiência com a formação continuada de professores da Educação Básica. No referido projeto, as acadêmicas realizaram leituras sobre o uso de jogos e atividades lúdicas nas aulas de Matemática e da legislação vigente, que indicam o uso de jogos na Educação Básica, como recursos didáticos para o ensino da Matemática, indicando que devem “estar integrados a situações que levem à reflexão e à sistematização”, para que seja iniciado assim, um processo de formalização (BRASIL, 2017, p.234); pesquisaram atividades lúdicas que podem ser utilizadas como recurso didático no ensino da Matemática e planejaram, organizaram e ministraram oficina pedagógica para professores e futuros professores da região do Vale dos Sinos. A oficina foi realizada no Polo de Apoio Presencial de Novo Hamburgo (RS), contado com a presença de 6 professores dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e 32 futuros professores de cinco instituições de Ensino Superior. Nesta oficina, discutiu-se a importância do uso de jogos e atividades lúdicas no Ensino Fundamental e foram apresentadas e praticadas atividades como: torre de Hanói, dominós, origamis e a demonstração de uma pipa (pandorga) tetraédrica. Considera-se que a experiência proporcionada pelo projeto de extensão possibilitou às autoras, a ampliação de conhecimentos, através de leitura e escrita, o desenvolvimento das habilidades de analisar, selecionar e produzir materiais didáticos; ser criativo; expressar-se oralmente com clareza e precisão, além de desenvolver habilidades metodológicas e comportamentais.

Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER