Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
HOSPITAL DO URSINHO
Kátia Bonfadini Pires, Camila Pedroso Fialho, Tassiane Schneider

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


HOSPITAL DO URSINHO

PIRES, Bonfadini Kátia1/2

 

Palavras-Chave: Hospital, Medicina, criança, brinquedo.

 

O Hospital Ursinho consiste na simulação de um hospital fictício, onde são simulados ambientes de um hospital geral, em sintonia com o imaginário infantil. O objetivo deste projeto é oportunizar as crianças da comunidade da cidade de Canoas, a desmistificação de um ambiente hospitalar temerário e assustador, transformando-o em um ambiente real e necessário de ajuda, incentivando assim as idas ao hospital, vacinação e tratamento das doenças, criando uma atmosfera de confiança onde a criança possa lidar com seus medos de médico e do ambiente hospitalar, em um momento em que ela estará saudável, sem as debilidades comuns de uma internação.

Trata-se, portanto, de um instrumento de humanização, com diferentes formas de interagir com o público infantil, o qual, muitas vezes se tem dificuldade de lidar.

No hospital do Ursinho, a criança assume o papel de pai/mãe que leva o seu ursinho/filho doente ao médico, sendo este representado pelo estudante de Medicina, construindo conjuntamente um ambiente de confiança, para que a criança consiga lidar melhor com uma futura necessidade de tratamento e internação hospitalar sua e de sua família, visando o desenvolvimento de um vínculo e empatia entre a criança, o estudante de medicina e o ambiente hospitalar.

A operacionalização do projeto ocorre dentro do ambiente escolar, onde ocorre a simulação do ambiente hospitalar, com a construção de “estações” que representam os setores de um hospital real, tais como: recepção, consultório, salas de RX e tomografia, sala de procedimentos, farmácia, bloco cirúrgico, etc.

Tais atividades ocorrem são feitas com crianças com idade entre 04 e 07 anos, em local apropriado, previamente organizado. As turmas são divididas em números de, no máximo, 20 alunos, sendo estes distribuídos aos pares para a entrada e passagem pelas estações. As demais crianças ficam aguardando em uma sala de espera, estruturada com cadeiras e material de entretenimento para aguardarem serem chamados para a consulta.

Até o presente momento, o Hospital do Ursinho, apesar de ter apenas finalizado o seu projeto piloto, atingiu seu objetivo inicial de promover a humanização no relacionamento médico-paciente com a população infantil, desmistificando os temores e receios do ambiente hospitalar, desenvolvendo uma percepção médica de maior abrangência dos acadêmicos de medicina em relação ao cuidado da criança, assim como uma percepção de segurança e confiança das crianças em relação ao hospital e aos profissionais da saúde. A aceitação do mesmo nas escolas tem sido excelente, não só pela prática realizada, bem como pelos alunos e responsáveis que acreditaram no benefício do mesmo e tornaram-se parceiros deste ideal. Foram trabalhadas até o presente momento 100 crianças, com as principais queixas ao passarem pelas estações: fraturas, febres, dores abdominais, dores de cabeça e ferimentos diversos.

 

1/2 Psicóloga. Docente do Curso de Medicina da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA e orientadora do projeto. kabonpires@ig.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: CATALDO, N. (2013); BEE, H., (2008); TROTTA, LIMA & SOLEDADE, (1997); ELIAS, (2003); BRANDÃO (2000).


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER