Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

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PROJETO DE EXTENSÃO ATENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA COMUNITÁRIA NA INFÂNCIA
Beatriz Paim, Fernanda de Fátima de Lima, Rosane Santos

Última alteração: 13-11-2017

Resumo


BANNER :Introdução: No projeto são atendidos bebês e crianças, desde recém-nascido a 4 anos a nível de prevenção secundária e terciária e educação em saúde que apresentam transtornos no desenvolvimento motor e/ou diagnóstico de patologias neurológicas, genéticas, malformações congênitas e ortopédicas traumatológicas. Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento neuropsicomotor e constituição psíquica da criança. O tratamento fisioterapêutico em Estimulação Precoce justifica-se devido a imaturidade do sistema nervoso central e a fragilidade da família, em função do choque provocado pelo diagnóstico ou suspeita de alguma alteração na criança. Assim, quanto mais precoce iniciar o atendimento fisioterapêutico, melhor será o prognóstico, devido a imagem que a família tem do filho e a neuroplasticidade, isto é a capacidade adaptativa do sistema nervoso central em resposta a experiência, pois as conexões neurais estão continuamente sendo estabelecidas e desfeitas e modeladas por vivências. O tratamento fisioterapêutico oferece experiências sensoriomotoras adequadas a criança, promovendo o desenvolvimento psicomotor e melhora da qualidade de vida da criança e da família. Objetivo geral: proporcionar atividade de extensão comunitária de atenção fisioterapêutica na infância com bebês e crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor. Proporcionar a comunidade atendimento fisioterapêutico a bebês e crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor no solo e na piscina. Objetivos específicos: Realizar atendimento fisioterapêutico dos bebês e crianças com transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor no solo e na piscina. Avaliar e acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês e crianças. Desenvolver habilidade manual para aplicar métodos e técnicas fisioterapêuticas no manuseio da criança no solo e na piscina. Desenvolver iniciativa, criatividade e autonomia para elaboração dos objetivos e planos de tratamentos fisioterapêuticos. Compreender a importância do brincar no tratamento fisioterapêutico.Proporcionar vivências éticas e atitudes quanto a responsabilidade, pontualidade e assiduidade. Compreender a relação terapeuta-paciente, escutar a criança e sua família. Promover orientações fisioterapêuticas a família. Os acadêmicos do curso de Fisioterapia atendem os bebês e crianças no solo e na piscina na Clínica Escola. As sessões têm duração de 45 minutos uma vez por semana, com a supervisão das professoras fisioterapeutas responsáveis Beatriz Paim e Bibiana Silveira. Palavras - chave: desenvolvimento motor; estimulação precoce; transtornos no desenvolvimento neuropsicomotor.

Referências: KANDEL, E. Princípios da Neurociência. São Paulo: Manole, 2010.

JERUSALINSKY, J. Enquanto o Futuro não Vem. Salvador: Álgama, 2002.


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