Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CINEMA NO APRENDIZADO DE DIREITOS HUMANOS - EAD
Ana Maria Acker

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


Introdução

O projeto propõe a formação de alunos dos cursos EAD da ULBRA para o trabalho com o cinema e o audiovisual no aprendizado dos Direitos Humanos em sala de aula, ONGs, entidades públicas, sindicatos, partidos políticos, etc. A dinâmica se organiza por meio da leitura de textos, visualização de filmes e debates nos fóruns. A partir disso, os bolsistas exibem as mesmas produções para estudantes de escolas, comunidades, coletivos, sindicatos, partidos, das regiões onde residem e retornam os resultados ao grupo.

Objetivos

-Proporcionar a integração de alunos com as

comunidades;

-Fomentar debates sobre questões da atualidade

problematizadas pelos filmes;

-Instrumentalizar alunos da ULBRA para a análise de

produtos midiáticos;

-Estimular o pensamento sobre o papel dos bens

simbólicos na discussão das representações produzidas

pela cultura popular massiva.

 

Metodologia

Os alunos leem os textos, os filmes são propostos e assistidos. Depois das discussões, cada um fica encarregado da exibição em uma escola, ONG, sindicato, grupo social e realização de alguma dinâmica pedagógica, registrando-a em fotos.

Conclusões parciais

O projeto proporciona aos alunos da ULBRA o entendimento das potencialidades do cinema no debate sobre Direitos Humanos. Além disso, oportuniza o contato dos bolsistas com as comunidades.

Referências bibliográficas

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

FRANCO, Marilia. Hipótese-cinema: Múltiplos diálogos. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 9, Rio de Janeiro: UFRJ 2010.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

 


Texto completo: PÔSTER