Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
IMPACTOS AMBIENTAIS NO MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO RELACIONADOS À INDUSTRIALIZAÇÃO E SUA CONEXÃO COM O ANTROPOCENO.
Franciele de Souza Nunes Matias, Danielle Paula Martins

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


Matias, Franciele de souza Nunes¹;

Orientadora: MARTINS, Danielle Paula.²

A ocorrência da Revolução Industrial em nosso planeta desenvolveu a tecnologia, os seres humanos precisaram se adequar e junto com eles foi possível observar vestígios de destruição na humanidade e na natureza, sendo o planeta então devastado aos poucos, através das ações antrópicas. (CASAGRANDE, 2009)

O estudo tem como objetivo realizar um levantamento dos impactos ambientais resultantes da industrialização no município de Novo Hamburgo e sua conexão com o Antropoceno . A metodologia utilizada é denominada descritiva, sendo realizada através de pesquisas bibliográficas, análise documental e da elaboração de uma matriz de risco para melhor identificação dos aspectos e impactos ambientais. Sabemos que alguns recursos naturais são finitos e com o aumento da população e da demanda pela agricultura para o fornecimento de alimentos e de água, nosso planeta está sofrendo transformações. (ARTAXO, 2013)

Deste modo foram crescentes os danos ambientais resultantes do crescimento do município, como áreas degradadas e poluição. (RODRIGUES, 2010). Sendo a utilização do couro uns dos principais ramos de trabalho do município de Novo Hamburgo, é possível perceber que existem significativos impactos ambientais que atingem a cidade dentre eles a contaminação do solo, da água, bem como dos lençóis freáticos. Como grande parte dos recursos naturais são utilizados como caminho para resíduos sólidos e líquidos, é visível que isto com o passar dos anos, seja um agravante para a toda a população, pois o impacto sempre existirá, porém em escalas menores, quando estes resíduos receberem a destinação adequada. Através da análise bibliográfica realizada é possível perceber que os impactos industriais, também podem nos levar ao conhecimento da nova era geológica da terra, segundo pesquisadores denominada de Antropoceno. Sua principal característica seria os impactos ambientais causados pelo homem, deste modo a herança geológica da humanidade daqui a alguns anos seriam os resíduos aqui deixados como exemplos citamos: os plásticos nos oceanos, e as degradações do solo e da água. (ARTAXO, 2013).

Palavras chave: Antropoceno, Impactos ambientais, Industrialização.

Referências: ARTAXO, Paulo. Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno?. Revista USP. São Paulo. N.103. Páginas 13-24. 2014.CASAGRANDE, Delci Fátima Menegheti. Minimização de impactos ambientais da indústria galvânica através do uso de soluções livre de cianeto. Universidade Feevale. 2009. RODRIGUES, Hildete Flores. (Re) Produzindo novos espaços: Transformações recentes do processo de urbanização em Lomba Grande, Novo Hamburgo/ RS. Universidade Federal do rio Grande do Sul. 2010.

¹ Graduada em Gestão Ambiental pela Universidade Feevale/ Novo Hamburgo/ Bolsista voluntária de aperfeiçoamento científico da Universidade Feevale

² Professora na Universidade Feevale, nos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Ciências Biológicas e Engenharias.

Texto completo: PÔSTER