Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
MENINAS NA COMPUTAÇÃO
Adriana Bueno da Silva, Caroline Porto Antonio

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


Este projeto tem como objetivo principal despertar e conscientizar meninas, do ensino médio e fundamental da rede pública, sobre suas habilidades intelectuais e pessoais. Através do ensino do pensamento computacional, o projeto pretende empoderar meninas e mostrar seu potencial em todas as áreas do conhecimento. Assim, pretende-se contribuir para redução da desigualdade de gêneros e melhorar a futura vida profissional e pessoal dessas meninas, desenvolvendo a auto-confiança, auto-estima, permitindo a apropriação das suas forças internas para acionar o potencial disponível em cada uma, através do conhecimento computacional experimentado e praticado.

O projeto prevê o ensino lógica de programação e programação de computadores para meninas do ensino médio e fundamental de escolas da rede publica da região de Torres. Este projeto pretende criar cursos e workshops a serem ministrados, por professoras e acadêmicas da universidade, ao longo de 2017, para meninas do ensino médio e fundamental.  O objetivo é mostrar  para as meninas que elas são capazes de aprender e obter sucesso em qualquer área de conhecimento.

O projeto, inicialmente, será realizado em 3 escolas de ensino fundamental e médio de Torres e, em segunda etapa, em outras 4 escolas da região de Passo de Torres, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Arroio do Sal. As turmas de ensino médio serão compostas por alunas de todas as séries promovendo a integração entre as alunas de 1°, 2° e 3° ano. As turmas de ensino fundamental, também deverão ser mistas e compostas conforme faixa etária.

A metodologia deste projeto compreende, resumidamente,  as seguintes etapas: divulgação do projeto entre alunas da computação, destacando a importância do projeto e promovendo o engajamento das alunas; seleção das alunas participantes; realização de reuniões com a equipe do projeto(professoras e alunas) para que todas tenham conhecimento pleno das ferramentas computacionais utilizadas e estratégias de projeto; definição de cursos e workshops a serem ministrados; visitas às escolas da rede pública da região de Torres para divulgação do projeto e inscrição das alunas do ensino médio; realização dos cursos e workshops nas escolas onde haja laboratório de informática disponível e/ou no laboratório de informática da universidade; aplicação de pesquisa de satisfação e coleta de depoimentos das alunas do ensino médio e das universitárias envolvidas; avaliação dos resultados obtidos nas pesquisas e no projeto como um todo; elaboração de artigos a serem publicados com os resultados, parcial e final, do projeto.


Texto completo: RESUMO