Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
DIVERSIDADE SOCIAL: TUDO BEM SER DIFERENTE!
Mara Lúcia Salazar Machado, Juliana Lacerda, Luana Navarro

Última alteração: 26-09-2017

Resumo


A extensão emerge da interação da comunidade acadêmica com a sociedade, diante disso, nossa pesquisa concretizada através do projeto diversidade social, cultural e ambiental na ação pedagógica, foi realizado em uma turma de terceiro ano dos anos iniciais, com faixa etária de 8 e 9 anos, em uma escola da rede municipal da cidade de Sapucaia do Sul, Rio Grande do Sul, que possui muitas diferenças, principalmente devido a escola ser localizada em uma comunidade rica em pluriculturalismo. Acreditamos que o ensino e o planejamento para esta comunidade deve ser o mais atrativo possível, por isso, trouxemos o desafio de um recurso didático problematizado do tema diversidade fazendo do lúdico alicerce de trabalho. Ao qual busca reconhecer e valorizar a diversidade humana, propondo atividades diferenciadas que trazem reflexões referente a tamanha diferença existente em nossa sociedade valorizando as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social. Partindo deste estudo observamos que a sociedade atual está cada vez mais impondo um padrão de beleza estético, que se inicia desde os anos dourados do desenvolvimento humano até os dias atuais. Nossa mente é trabalhada com a influência das propagandas apresentadas que permeiam no nosso modo de vida, pois desde muito cedo nos apropriamos de certos padrões comportamentais que geralmente não questionamos por estarem cada vez mais difundidos no cotidiano de muitas famílias. Portanto, é preciso que cada vez mais haja a consciência de que somos todos diferentes e que esta diferença é essencial para constituir uma sociedade multiculturalista, pois estes valores estão se perdendo com o passar do tempo. Como acadêmicas de Pedagogia, acreditamos que o papel do pedagogo tem uma função social muito complexa e ampla, que vai além dos muros da escola, pois a educação não se faz somente com conteúdo, mas também com vivências da realidade, que propõe um estudo da vida.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER