Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PEQUENO SOLDADOR E APRENDIZ DE MECÂNICO
Antonio Flavio Aires Rodrigues, Felipe de Oliveira, Miguel Afonso Flach, Eurico Aquino Caurio Neto, Federico Rodriguez Gonzalez, Agnaldo Rosso, Thiago Simon Escobar

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


RESUMO

O Projeto Pequeno Soldador tem como objetivo introduzir técnicas de soldagem e conhecimentos de processos de fabricação mecânica para jovens oriundos de escolas públicas, através de oficinas direcionadas que utilizam as técnicas mais utilizadas nas indústria metal-mecânica. Os conceitos são introduzidos de forma lúdica e interativa. Neste trabalho são apresentados o desenvolvimento das atividades realizadas nas aulas teóricas e práticas abordando os temas com Eletrodos Revestidos e MAG.

INTRODUÇÃO

Os cursos de Engenharia Mecânica e Automotiva através do projeto pequeno soldador proporcionam ao jovens provenientes de comunidades carentes a possibilidade de aprender técnicas de soldagem e processos de fabricação mais utilizados nas indústrias metalmecânica. O projeto segue as novas diretrizes curriculares do ensino superior onde 10% da carga horária das disciplinas deve ser utilizada na extensão, propiciando aos alunos da graduação participar de atividades extensionistas. Através desta interação o projeto possibilita a aplicação dos conhecimentos da graduação, aprimoramento de relações humanas, desenvolvimento de trabalhos em equipes e organização no ambiente de trabalho.

METODOLOGIA

Inicialmente foi realizada a seleção dos alunos do Colégio Estadual Bento Gonçalves que participaram de aulas teóricas e práticas, ministradas por alunos voluntários da graduação no FabriTec (ULBRA), que ocorreram nas sextas das 14:00 às 17 h, ode foram introduzidos conhecimentos de materiais e unidades de medidas. Após introduziu-se o processo fabricação e técnicas de soldagem eletrodo revestido e MAG, finalmente foi realizada atividade prática.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados alcançados evidenciam que as aulas teóricas e práticas ministrados cumpriram sua função na formação dos alunos. Houve progressão no aprendizado, pois os alunos planejaram a executaram as tarefas, vislumbraram as etapas das atividades e efetuaram os processos de soldagem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conclui-se através da avaliação dos alunos que o objetivo foi alcançado, tanto com relação aos alunos da universidade, que foram os instrutores, como com os alunos da comunidade, através da qualidade de construção mecânica das peças fabricadas.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER