Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PEQUENO SOLDADOR E APRENDIZ DE MECÂNICO ETAPA DE AVALIAÇÃO
Antonio Flavio Aires Rodrigues, Miguel Afonso Flach, Felipe de Oliveira, Eurico Aquino Caurio Neto, Federico Rodriguez Gonzalez, Thiago Simon Escobar, Agnaldo Rosso

Última alteração: 19-09-2017

Resumo


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar artefatos construídos com peças metálicas resultantes de processos de soldagem e montagem mecânica por um grupo de alunos do projeto de extensão pequeno soldador. O trabalho contempla o desenvolvimento de artefatos realizados pelos alunos participantes, contemplando a preparação das peças, solda e acabamentos.

INTRODUÇÃO

Os processos de soldagem e fabricação mecânica estão presentes em praticamente todas as empresas do setor metal mecânico. Na região da grande Porto Alegre é um dos grupos de empresas que oferecem maior empregabilidade sendo um dos requisitos necessários qualificação para ocupar uma vaga. Os cursos de engenharia mecânica e mecânica automotiva cientes deste cenário tem promovido o despertar em jovens provenientes de comunidades carentes para que estes aprendam técnicas de soldagem utilizadas nas indústrias em geral através do projeto pequeno soldador. O projeto está em consonante com as novas diretrizes curriculares do ensino superior onde 10% da carga horária das disciplinas devem ser utilizadas na extensão, isto propicia aos alunos da graduação desenvolver atividades extensionistas. Através desta interação, o projeto possibilita a aplicação dos conhecimentos da graduação, aprimoramento de relações humanas, desenvolvimento de trabalhos em equipes e organização no ambiente de trabalho.

METODOLOGIA

A metodologia adotada para desenvolver este trabalho foi de estimular os alunos participantes do projeto a construir um artefato que utiliza processos de soldagem e montagem mecânica desenvolvidos durante aulas teóricas e práticas ministradas pelos alunos voluntários da graduação no Laboratório de processos de fabricação tecnológico - FabriTec (ULBRA).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos foram os artefatos criados que atestam as competências e habilidades adquiridas. Desde a preparação dos materiais, nas soldas realizadas e nos acabamentos superficiais aplicados aos artefatos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se concluir que através do desenvolvimento da atividade do artefato que os alunos atingiram o objetivo proposto tendo realizado o projeto com base nas aulas teórico e práticas apresentadas pelos alunos graduandos deste projeto.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER