Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS EM PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL – CIEPRE
Ivan Antonio Basegio, Beatriz Paim, Sonia Lima, Victor Tejera, Rebecca Franco, Kennedy Soldi, Anderson Machado, Lucimara Pereira, Carolina Silva, Brenda Pedroso, Rafael Souza, Raquel Trevisan, Anderson Rosa, Gisele Locatelli, Alana Weyh, Keterine Matos, Raphaela Peres, Marlon Silva, Cynthia Martins, Thayná Teixeira, Débora Silva, Mário Sonntag, Jacicléia storki

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


O Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional – CIEPRE - é um projeto de extensão comunitária que foi criado pelos Cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/CANOAS. Apresenta cinco programas: Apoio à família; Sessões de psicomotricidade relacional (em espaços abertos e fechados); Sessões de psicomotricidade no meio líquido; Formação acadêmica (Graduação e Pós-Graduação) e Formação continuada. O objetivo é atender pessoas com desenvolvimento típico e atípico, levando em consideração suas potencialidades e limitações, bem como oferecer um espaço de escuta às famílias dos referidos alunos através de grupos de convivência. O trabalho é desenvolvido a partir da Psicomotricidade Relacional que se utiliza do brincar espontâneo como ferramenta pedagógica. As sessões são divididas em três momentos: ritual de entrada, trajetórias lúdicas e ritual de saída. Paralelamente realizamos atendimento e acolhimento aos familiares dos alunos matriculados no projeto, a fim de compartilhar com estas, momentos de trocas, de escuta, criando possibilidades para o fortalecimento destas famílias, diante dos desafios apresentados pelas dificuldades de seus filhos. Atualmente atendemos semanalmente cerca de 98 pessoas. Os atendimentos são realizados por acadêmicos dos cursos de graduação em Educação Física, Pedagogia, Psicologia, Artes visuais, Serviço Social, Bacharelado em Estética, Teologia e Fisioterapia, acontece uma vez por semana no prédio 55 do Campus Canoas. Além dos benefícios oferecidos pelo projeto no atendimento à comunidade local, podemos destacar a grande procura de alunos de outras instituições, a fim de utilizar o projeto como fonte de pesquisa em seus trabalhos acadêmicos, efetivando assim o preceito de indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino.

Palavras-Chave: Psicomotricidade Relacional; Trajetórias Lúdicas; Educação Física.

Referências:

CABRAL, Suzana. Psicomotricidade relacional clínica e escolar. RJ: Revinter, 2001

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo e sonho: imagem e representação. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1978.

NEGRINE, Airton. O corpo na educação infantil. Caxias do Sul: Educs, 2002.

 


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER