Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO RECREAÇÃO E O ESPORTE ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO
Kennedy Soldi, Rebecca Franco, Anderson Machado, Diego Moraes, Brenda Pedroso, Rafael Souza, Raquel Trevisan, Lucimara Pereira

Última alteração: 21-09-2017

Resumo


O presente relato refere-se ao trabalho desenvolvido no projeto de extensão comunitária Recreação e o Esporte Escolar na Perspectiva da Inclusão. Tem como objetivo elevar e valorizar a pratica da cultura corporal através de vivências esportivas, além de contribuir como ferramenta para o desenvolvimento integral do sujeito. O público alvo é oriundo das escolas públicas e Associações Comunitárias do Município de Canoas e arredores. Os encontros acontecem uma vez por semana nas dependências do Curso de Educação Física da ULBRA/Canoas. São atendidos semanalmente em média cerca de 50 alunos. Busca-se o envolvimento com comunidades organizadas e escolas públicas, procurando mobilizar crianças e adolescentes para a prática da atividade física e de inclusão. Atua na organização e no desenvolvimento de atividades recreativas, esportivas e danças, incentivando a cultura do movimento, promovendo as competências técnicas, éticas e a saúde. O trabalho é realizado dentro de uma abordagem recreativa, inclusiva e de cooperação, onde a aprendizagem se dá a partir da valorização do outro enquanto sujeito participante do processo. Desenvolvendo a pratica esportiva e seus processos de inclusão como instrumento de transformação social, buscando a auto-estima, a valorização do ser humano, a autonomia e a criticidade. Desta forma, entendemos que esta prática, além de contemplar um lazer, contribui no desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e inclusivo dos educandos. Também é uma excelente oportunidade, para que os acadêmicos participantes do projeto, possam difundir os conhecimentos produzidos dentro da Universidade e assim socializarem com a comunidade em geral.

Palavras Chave:  Esporte. Inclusão. Educação Física.

Referências:

AMARAL, Jader Denicol do. Jogos Cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.

FREIRE. João Batista. Educação de corpo Inteiro: teoria e prática da Educação Física. 5ª Ed - são Paulo: Scipione. 2009.

MURCIA. J. A.M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005.

__________________________________________


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER