Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
MOINHO DE BOLAS
Miguel Afonso Flach, Gabrielle Brehm Zanin, Deividi Guilherme Flach Taborda, Victória Oliva dos Reis, Pamela Persson, Júlia Broquá, Luciano Pighinelli, José Lesina Cezar, Anderson Rockenbach

Última alteração: 05-10-2017

Resumo


Com o grande avanço na área tecnológica e da nanotecnologia, surgiram diferentes tipos de necessidades no preparo dos materiais sólidos produzidos em uma escala muito pequena e com uma baixa  granulometria.

Para a obtenção deste tipo de material, optou-se por utilizar um moinho de bolas  universal, um dispositivo que, por força rotacional, promove a sucessiva colisão de esferas, com isso ocorre a quebra progressiva do material a  ser  reduzido até ficar em partículas menores.

A moagem pelo uso do moinho de bolas  é uma técnica tradicional no processo de produção de produtos em pó, frequentemente utilizada também, para a mistura de diferentes materiais.

Para isso é necessário o calculo da velocidade de rotação do moinho e da potencia necessária para movimentar o mesmo, baseando-se nos parâmetros específicos de seu dimensionamento.

Resultados

A potência calculada foi de 61watts.

Velocidade crítica ficou em 21 rotações por minuto.

Conclui-se que por meio de analise teórica e prática juntamente com a pesquisa cientifica o moinho de bolas universal  atende aos requisitos de moagem , pré-estabelecidos com  o tempo de processamento dentro do prazo estimado o equipamento possui um custo x benefícios acessível e mostrou-se ser o ideal para aplicação laboratorial.


Texto completo: RESUMO  |  PÔSTER