Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA CRIADA A PARTIR DAS NECESSIDADES OBSERVADAS NO PROJETO DE EXTENSÃO “SERVIÇO ODONTOLÓGICO DE SUPORTE AO PACIENTE ONCOLÓGICO”.
Humberto Thomazi Gassen, Sergio Augusto Quevedo Miguens-Jr, Alexandre Azevedo Salles, Juliana Sganzerla, Gabriel Krueger

Última alteração: 19-09-2017

Resumo


Entre as diretrizes da Política Nacional de Extensão esta o Impacto e a Transformação Social como mecanismo de intercâmbio da Universidade com a sociedade. Nesta perspectiva, o Projeto de Extensão “Serviço odontológico de Suporte ao Paciente Oncológico” tem tentado contribuir com o processo de transformação para a qualidade de vida de pessoas que tiveram diagnóstico e tratamento de câncer da região de cabeça e pescoço, no município de Canoas e do distrito geo-educacional da ULBRA, campus Canoas. Além disso, o projeto tem apresentado impacto social visto o aumento de pessoas que buscam atendimento no Serviço encaminhadas por unidades do Sistema Único de Saúde e Hospitais da região. Neste contexto, sentimos a necessidade de estabelecer como meta a transformação e o impacto dentro do próprio projeto com ações interligadas entre a Extensão como serviço, o ensino através das experiências geradas na relação do aluno extensionista com a população beneficiada no Projeto e da pesquisa pela busca de soluções para as reais necessidades desta população. Tem-se verificado que muitos pacientes apresentam sequelas decorrentes da radioterapia que frequentemente causa hipossalivação e xerostomia, trazendo complicações como doença cárie e periodontal, infecções fúngicas entre outras. Para tratar esta complicação esta sendo desenvolvida junto ao Projeto de Extensão uma pesquisa para beneficiar os pacientes que apresentam esta alteração. A utilização da terapia laser de baixa potência (TLBP) para o tratamento da xerostomia tem demonstrado resultados promissores, pois promove a redução do desconforto, a biomodulação do processo inflamatório e estímulo da salivação. O objetivo deste trabalho é apresentar dados parciais do protocolo de TLBP utilizado para redução da xerostomia no período de um 16 meses na perspectiva da avaliação dos pacientes participantes. Entre os resultados, tem ocorrido a sensação de melhora do fluxo salivar após aplicação do laser e, consequentemente, da qualidade de alimentação e fonação com reflexo nas relações sociais dos mesmos. Este resultado apresenta reflexo na qualidade de vida destes pacientes. Além disso, relatamos a experiência do desenvolvimento da pesquisa no projeto de extensão, o que tem estimulado a realização de outras experiências para prevenir e/ou minimizar as complicações bucais do tratamento oncológico nestes pacientes.


Texto completo: RESUMO